23/10/2017 15h00 - Atualizado em 24/10/2017 09h19

Corpo de Bombeiros Militar realiza programa “Bom Estar”

Visando a valorização do público interno, a fim de promover maior satisfação com o trabalho e a consequente melhoria dos resultados aos atendimentos à sociedade capixaba, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), por meio de sua Diretoria de Gestão de Pessoas, realiza ao longo desta semana o programa "Bom Estar".

Este programa, que acontecerá entre os dias 24 e 31 de outubro, de 07h às 11h, é composto por diversas ações voltadas para a saúde e bem-estar dos bombeiros militares, considerando que várias das funções exercidas na profissão expõem os bombeiros a riscos específicos de saúde, principalmente os cardiovasculares.

Um artigo publicado em 2016 pela National Fire Protection Association (disponível em: http://goo.gl/zyCR76), deixa claro que existe uma correlação muito forte entre a atividade de bombeiro militar e a morte súbita cardíaca em bombeiros suscetíveis, chegando-se a um percentual acima de 50% de mortes por causa cardíaca em serviço. Esta suscetibilidade cardiovascular é, por vezes, assintomática e cerca de 30% das pessoas descobrem que tem problemas cardíacos apenas quando enfartam.

Diante deste quadro e preocupado com seus militares, o Corpo de Bombeiros Militar implanta a partir dessa semana as atividades do programa "Bom Estar", que compõe diversos exames de saúde, dentre eles aferição de glicemia em jejum, aferição de colesterol total e triglicerídeos, pressão arterial, além de acompanhamento para saúde mental e dicas de alimentação saudável.

A intenção é manter este acompanhamento de forma anual em toda a Corporação e antes dos Testes de Aptidão Física, já realizados semestralmente há mais de 10 anos, para o sucesso e melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados, de forma geral, a sociedade capixaba.

A realização do Bom Estar conta com o apoio e participação da Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPMES), que é de fundamental importância para a realização do programa, bem como o patrocínio de outros parceiros, entre eles a ABMES, a ASPOMIRES, a ASSOMES, a ACS, Kadosh Fotografia e Festança. As ações desenvolvidas também contam com o apoio de bombeiros militares qualificados na área de saúde, serviço social e educação física, além de servidores civis para o acompanhamento psicológico das atividades de saúde mental, e vão ao encontro das metas estratégicas da Corporação e das ações de prevenção em saúde, necessárias e imprescindíveis para o todo o efetivo. 

Foto: Kadosh Fotografia

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Cabo Neander

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

Facebook: bombeiromilitarES   Youtube: bombeiromilitarES  Instagram: @bombeiromilitarES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard