Projeto Indústria Segura

 

É sabido por todos que um sinistro pode ganhar uma proporção que necessite, por exemplo, do apoio do Corpo de Bombeiros Militar do ES (CBMES) e gerar ainda a necessidade das pessoas e funcionários realizarem o abandono do ambiente, com o intuito de evitar que algo aconteça de mais grave, como a perda de vidas. Por isso, essa certificação inovadora denominada selo “Indústria Segura”, elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar do ES, tem como objetivo principal a mudança da cultura de prevenção a acidentes e sinistros diversos por meio da aplicação de conhecimentos ao público alvo, procurando desenvolver competências para uma atuação positiva e segura, além de desenvolver um conceito que até então só se via em países de primeiro mundo: o da ”responsabilidade compartilhada”.

O projeto “Indústria Segura” oferece através de conteúdos programáticos que funcionários desenvolvam e aprimorem conhecimentos sobre temas importantes da vida cotidiana, como: noção de primeiros socorros, acidentes domésticos, combate a incêndio, abandono de área em caso de sinistro. O projeto ainda colabora, com orientação e o direcionamento, para que a indústria regularize sua edificação perante as normatizações de segurança contra incêndio e pânico exigidos pelo CBMES, obtendo, dessa forma, o Alvará de Licença do CBMES. Sendo esse momento, o primeiro para a busca do selo “Indústria Segura”.

O segundo momento é a capacitação de um certo quantitativo da população fixa da indústria a fim que se tornem brigadistas profissionais e/ou brigadistas eventuais, modalidades que promovem aos indicados a capacidade técnica para atuar em situações que exijam conhecimento em primeiros socorros, combate a principio de incêndio e ainda possam participar ativamente da construção e execução do Plano de Emergência.

O último e principal momento do projeto é a realização do Simulado Anual de Prevenção e Emergência, que acontece uma vez ao ano e coloca em avaliação todo o plano de emergência construído pela indústria, sendo que a indústria que cumprir todos os trâmites obrigatórios descritos no projeto terá o direito em exibir o selo “Indústria Segura”.

É importante ressaltar que o processo deverá ser motivado pela indústria interessada em adquirir o selo “Indústria Segura”.

Como participar?

A indústria que busca a certificação “Indústria Segura” deverá seguir 3 passos importantes :

1º Alvará de Licença do Corpo de Bombeiros;

2º Confecção de vídeo de instrução para todos os colaboradores do local, capacitação de um certo quantitativo da população fixa da indústria (brigadistas profissionais e/ou brigadistas eventuais) e a confecção do plano de emergência e abandono

3º Simulado Anual de Prevenção e Emergência.

Plano de Emergência

Esse plano tem por finalidade preparar a população fixa da indústria para atender a qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou ambientais, onde as ações tomadas devem interromper ou minimizar os danos pela ação daqueles que estão juntos ou próximos da emergência, como também, realizar o abandono da edificação de forma rápida e segura em caso de necessidade.

Na confecção do plano deve ser descrita todas as informações sobre potenciais riscos acerca da edificação, conter a descrição de todos os recursos materiais de proteção contra incêndio e pânico, informar as atribuições dos profissionais fixos do local e dos brigadistas profissionais e eventuais e ainda explanar todas as características importantes sobre a população fixa e a população flutuante frequentadora daquela ambiente. Dentro do plano de emergência deve constar ainda o Plano de Abandono.

Plano de Abandono

O plano de abandono é de responsabilidade da direção de segurança da indústria, com o apoio da brigada profissional e eventual, e constitui-se um planejamento da sistemática adequada à realidade de cada indústria, com vistas à saída emergencial, de maneira organizada e segura, de todos os ocupantes do ambiente afetado, colocando-os em um local igualmente seguro.

O intuito da confecção do Plano de Abandono contempla uma série de funções específicas para as quais os funcionários da indústria são designados. Além de direcionar as ações durante a realização dos simulados de treinamento agendados pela própria indústria, visa uma atuação consistente durante a avaliação que acontecerá juntamente com o Simulado Anual de Prevenção e Emergência.

Simulado Anual de Prevenção e Emergência

O simulado é a forma da comissão avaliadora do CBMES confirmar, de forma prática, se o que foi descrito e aprovado no plano de emergência e se a execução do abandono está de acordo com o preconizado pelo CBMES. Depois de avaliado o simulado pelos militares da comissão e alcançado o índice mínimo para aprovação, a indústria receberá a certificação na forma do selo “Indústria Segura”.

Esta certificação coloca a indústria em um seleto grupo de locais certificados com o máximo de excelência no que tange a prevenção e preocupação com a população que aquele ambiente frequenta.

Conheça sobre o Projeto aqui

Formulários

Termo de Adesão - INDÚSTRIA SEGURA

Formulário de Solicitação do Simulado de Prevenção e Emergência - INDÚSTRIA SEGURA

Plano de Prevenção e Emergência e Plano De Abandono - MODELO

Os documentos devem ser enviados para o e-mail:

projetoindustriasegura@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard