Seção de Cursos de Extensão

MUDANÇAS PARA 2017

1 Material Didático Material Didático Atualizado para as turmas iniciadas a partir de 2017
2 Avaliação Prática de BP Avaliação Prática para as turmas de Brigadista Profissional iniciadas a partir de 2017
3 Calendário Anual de Avaliação 2017 Calendário Anual de Avaliação para os cursos de Formação e Reciclagem de Brigadistas Eventuais e Profissionais das Empresas Formadoras cadastradas

Quem Somos?

No CBMES, a Seção de Cursos Externos - SCE é a responsável pela aplicação da  Norma Técnica 07/2016, que disciplina o procedimento para formação, treinamento e reciclagem de brigada eventual, brigada profissional civil e guarda vidas, bem como o cadastramento de empresas e instrutores relacionadas a essas atividades.

Brigada Eventual x Brigada Profissional

Para diferenciarmos brigada eventual de brigada profissional, podemos dizer que uma brigada eventual de uma empresa é uma parcela dos funcionários que passou por um treinamento básico e, em caso de uma ocorrência em seu local de trabalho, interrompe suas atividades laborais de rotina para prestar primeiros socorros, combater princípios de incêndio ou atuar na orientação para abandono de uma área de risco. Já os brigadistas profissionais são contratados para exercerem exclusivamente a atividade de prevenção e resposta a sinistros dentro da empresa e, portanto, possuem treinamento mais completo e trajam roupas próprias para atuarem nessas situações, não desempenhando outras funções na empresa.

Exigências de Brigada Eventual ou Brigada Profissional

Com a aprovação da Norma Técnica 02/2013, o CBMES passará a exigir, brigadistas eventuais ou brigadistas profissionais para determinadas ocupações como medidas obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico. É necessário que a brigada eventual e a brigada profissional sejam reconhecidas pelo CBMES, ou seja, sejam formadas no padrão da Norma Técnica 07/2016 e tenham seus certificados homologados pelo Corpo de Bombeiros Militar do ES. Acesse Exigências de Brigadas Eventuais e Brigadas Profissionais e veja se a norma do CBMES exige do seu estabelecimento o emprego dessas medidas de segurança.

Como ter uma Brigada Eventual ou Brigada Profissional reconhecidas pelo CBMES?

No caso da brigada eventual, basta qualificar seus recursos humanos em uma das Empresas Formadoras Autorizadas ou formar sua brigada com o CBMES. Já no caso dos brigadistas profissionais, basta contratar profissionais que constam no Relação de Brigadistas Profissionais ou contratar uma das Empresas Prestadoras de Serviço de Brigadista Profissional Regularizadas.

Qual a quantidade de Brigadas Eventuais ou Brigadas Profissionais preciso ter em minha empresa?

Acesse o tópico Dimensionamento de Brigadas.

Como me tornar um Brigadista Profissional reconhecido pelo CBMES?

Para figurar na Relação de Brigadista Profissional do CBMES, ou seja, ser um BP reconhecido pelo CBMES, procure uma Empresa Formadora de BP.

Para maiores informações

Acesse os tópicos abaixo, visite as Perguntas Frequentes ou o Fale Conosco. Atendemos de 2ª a 6ª, das 13h às 17h.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard