Gerência de Cursos de Extensão

Dúvidas e Informações:

Telefone: (27) 99775-6330 (WhatsApp)
e-mail: sce.ceib@bombeiros.es.gov.br  

 

Quem Somos?

No CBMES, a Gerência de Cursos de Extensão - GCE é a responsável pela aplicação da  Norma Técnica 07/2018, que disciplina o procedimento para formação, treinamento e reciclagem de brigadista eventual, brigadista profissional e guarda vidas, bem como o cadastramento de empresas e instrutores relacionadas a essas atividades.

Brigada Eventual x Brigada Profissional

Brigada eventual é uma parcela dos colaboradores que passou por um treinamento básico e, em caso de uma ocorrência em seu local de trabalho, interrompe suas atividades de rotina para prestar primeiros socorros, combater princípios de incêndio ou atuar na orientação para abandono da área de risco.

Brigadistas profissionais são contratados para exercerem exclusivamente a atividade de prevenção e resposta a sinistros dentro da empresa, possuem treinamento mais completo e trajam roupas próprias para atuarem nessas situações, não desempenhando outras funções na empresa.

Conforme a Norma Técnica 07/2018, o Bombeiro Civil e o Bombeiro Profissional Civil correspondem ao Bigadista Profissional.

Como me tornar um Brigadista Profissional reconhecido pelo CBMES?

Procure uma Empresa Especializada na Formação de Brigadistas Profissionais.

Exigências de Brigada Eventual ou Brigada Profissional

Com a aprovação da Norma Técnica 02/2013, o CBMES passará a exigir, brigadistas eventuais ou brigadistas profissionais para determinadas ocupações como medidas obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico. É necessário que a brigada eventual e a brigada profissional sejam reconhecidas pelo CBMES, ou seja, devem ser formadas no padrão da Norma Técnica 07/2018 e tenham seus certificados homologados pelo Corpo de Bombeiros Militar do ES. 

Como ter uma Brigada Eventual ou Brigada Profissional reconhecidas pelo CBMES?

Brigada eventual. Frequentar o curso em uma das Empresas Formadoras Autorizadas ou com o CBMES.

Brigadistas profissionais. Basta contratar profissionais que constam na Relação de Brigadistas Profissionais ou frequentar o curso em uma das Empresas Prestadoras de Serviço de Brigadista Profissional Regularizadas.

Qual a quantidade de Brigadas Eventuais ou Brigadas Profissionais preciso ter em minha empresa?

Acesse o tópico Dimensionamento de Brigadas.

Para maiores informações

Acesse os tópicos abaixo, visite as Perguntas Frequentes ou o Fale Conosco. Atendemos de 2ª a 6ª, das 13h às 17h.

 

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Downloads

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard