Projeto Shopping Seguro

É sabido por todos que um sinistro pode ganhar uma proporção que necessite, por exemplo, do apoio do Corpo de Bombeiros Militar do ES (CBMES) e gerar ainda a necessidade das pessoas e funcionários realizarem o abandono do ambiente, com o intuito de evitar que algo aconteça de mais grave, como a perda de vidas. Por isso, essa certificação inovadora denominada selo “Shopping Seguro”, elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar do ES, visa o treinamento dos funcionários desse ambiente, a criação de planos de emergência e a realização de simulados periódicos, além ainda de uma mudança de cultura, proporcionado a nossa sociedade a introdução a uma cultura prevencionista.

O projeto “Shopping Seguro” oferece, através de conteúdos programáticos, que funcionários desenvolvam e aprimorem conhecimentos sobre temas importantes da vida cotidiana, como: noção de primeiros socorros, acidentes domésticos, combate a incêndio, abandono de área em caso de sinistro. O projeto ainda colabora, com orientação e o direcionamento, para que shopping regularize sua edificação perante as normatizações de segurança contra incêndio e pânico exigidos pelo CBMES, obtendo, dessa forma, o Alvará de Licença do CBMES. Sendo esse momento, o primeiro para a busca do selo “Shopping Seguro”.

O segundo momento é a capacitação da população fixa do shopping a fim que se tornem Brigadistas Profissionais e/ou Brigadistas Eventuais, modalidades que promovem aos indicados a capacidade técnica para atuar em situações que exijam conhecimento em primeiros socorros, combate a principio de incêndio e ainda possam participar ativamente da construção e execução do Plano de Emergência.

O último e principal momento do projeto é a realização do Simulado Anual de Prevenção e Emergência, que acontece uma vez ao ano e coloca em avaliação todo o plano de emergência construído pelo shopping, sendo que o shopping que cumprir todos os trâmites obrigatórios descritos no projeto terá o direito em exibir o selo “Shopping Seguro”.

É importante ressaltar que o processo deverá ser motivado pelo shopping interessado em adquirir o selo “Shopping Seguro”.

Como participar?

O shopping que busca a certificação “Shopping Seguro” deverá seguir 3 passos importantes :

1º Alvará de Licença do Corpo de Bombeiros;

2º Confecção de vídeo de instrução para todos os colaboradores do local, capacitação de um certo quantitativo da população fixa da indústria (brigadistas profissionais e/ou brigadistas eventuais) e a confecção do plano de emergência e abandono

3º Simulado Anual de Prevenção e Emergência.

Plano de Emergência

O Plano de Emergência visa ainda informar quais as atribuições dos profissionais fixos do local e dos Brigadistas Profissionais e dos Brigadistas Eventuais, além de definir a forma de identificação desses Brigadistas na edificação e durante a necessidade de se realizar o abandono da área.

Na descrição do Plano de Emergência deve conter ainda todos os recursos materiais de proteção contra incêndio e pânico e primeiros socorros, além de descrever, os materiais que compõe o Kit Crise do Shopping. Deve ainda, em forma de croqui, indicar a localização desses recursos materiais para que todos, em caso de urgência ou emergência, possam ter acesso.

Plano de Abandono

O Plano de Abandono é de responsabilidade da Direção de Segurança do Shopping, juntamente com o Supervisor da Brigada, e constitui-se em um planejamento da sistemática adequada à realidade de cada Shopping, com vistas à saída emergencial, de maneira organizada e segura, de todos os ocupantes da edificação, colocando-os em um local igualmente seguro.

O intuito da confecção do Plano de Abandono contempla uma série de funções específicas para as quais os funcionários (população fixa e brigadistas) são designados. Além de direcionar as ações durante a realização dos simulados de treinamento agendados pelo próprio shopping, visa uma atuação consistente durante a avaliação que acontecerá juntamente com o Simulado Anual de Prevenção e Emergência.

No Plano de Abandono, nem todos os funcionários terão funções específicas de atuação no abandono de área, porém, vale ressaltar que os indicados como voluntários pelo shopping, deverão seguir um rol de atribuições cujo bom desempenho garante a dinâmica de operacionalização do abandono propriamente dito. Segundo formulário, abaixo anexado, cada funcionário deverá se atentar as funções predefinidas. A proposta é que os funcionários tenham apenas uma função no Plano de Abandono, de modo que não haja acúmulo de funções por parte deles, para assim evitar atitudes contraditórias ao proposto no Plano de Abandono.

Conheça sobre o Projeto aqui

Formulários

Termo de Adesão - SHOPPING SEGURO

Formulário de Solicitação do Simulado de Prevenção e Emergência - SHOPPING SEGURO

Plano de Prevenção e Emergência e Plano de Abandono - MODELO

Os documentos devem ser enviados para o e-mail:

projetoshoppingseguro@gmail.com

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