27/05/2017 12h23

III Simulado nacional de atendimento a múltiplas vítimas de trauma no trânsito

Carros amassados e atravessados no meio da pista, vítimas presas às ferragens, vias interditadas, ambulâncias e resgate de feridos. Quem passou pela Avenida Dante Micheline, em Vitória, na manhã deste sábado (27), encontrou este cenário. Situações como essa não são tão incomuns, mas, desta vez, tudo não passou de um treinamento. É o III Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma no Trânsito, organizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Espírito Santo. O treinamento, que envolveu várias equipes de resgate, faz parte da programação do “Maio Amarelo” no Estado.

A ação simulou uma situação real de resgate a vários tipos de vítimas de uma colisão envolvendo dois veículos, duas motocicletas e atropelamento de pedestres transeuntes do calçadão. Todo o atendimento seguiu o protocolo de acidentes reais. O Treinamento de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma teve como objetivo principal observar o atendimento prestado pelas equipes de resgate às vítimas de acidentes, aferir o tempo de resposta e certificar se as equipes têm realizado um trabalho integrado de qualidade.

Além disso, o simulado buscou impactar os cidadãos e fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de obedecer às leis de trânsito e adotar comportamentos seguros seja na direção de veículos, como pedestres ou ciclistas, e, assim, contribuir para um trânsito mais humanizado e seguro para todos.

A ação teve a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), do SAMU 192, da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES), do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Polícia Militar (PMES), do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Guarda Municipal de Trânsito de Vitória, de profissionais do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, do Programa Vida no Trânsito em Vitória e de alunos de medicina da Emescam, da Multivix, da UVV e da UFES. Todas as partes trabalharam em conjunto, mostrando à comunidade como é realizado o processo durante o atendimento de uma ocorrência.

Na ocasião, a equipe de educação de trânsito do Detran|ES fez um trabalho de conscientização do público presente, juntamente com alunos da Liga Acadêmica de Cirurgia do ES – LACIES e profissionais do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, que realizaram abordagens educativas alertando sobre o Diagnóstico de Acidentalidade no Trânsito da capital.

O simulado teve início às 9h e foi necessário a interdição da Avenida Dante Micheline na via sentido Jardim Camburi, nos trechos entre a primeira entrada para o bairro Jardim da Penha e o banco Caixa Econômica Federal, a partir de 7h. A avenida será liberada às 13h.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema “Minha escolha faz a diferença (#Minhaescolhafazadiferença) que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que estudos indicam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outras).

Corpo de Bombeiros Militar | Vidas alheias e riquezas salvar!

Tenente Coronel Wagner

Cabo Karolina