Boates, Clubes, Tiro ao Alvo, Boliche e Assemelhados

N° de funcionários fixos no pavimento ou compartimento por turnoQuantidade de brigadistas eventuais
Até 4 Todos
5 ou 6 4 brigadistas
7 ou 8 5 brigadistas
9 ou 10 6 brigadistas
11 a 25 7 brigadistas
26 a 41 8 brigadistas
42 a 57 9 brigadistas
58 a 73 10 brigadistas
74 a 89 11 brigadistas

Observações

  1. População fixa, chamada na tabela de funcionários fixos no pavimento ou compartimento, é aquela que permanece regularmente na edificação, considerando-se os setores/pavimentos/compartimentos isoladamente, os turnos de trabalho e a natureza da ocupação, bem como os terceiros nestas condições.
  2. É comum o número de funcionários fixos variar ao longo do dia, ou variar de acordo com o dia da semana, uma vez que há turnos com maior, menor ou nenhuma atividade no setor/pavimento/compartimento, assim como há dias em que há maior demanda por funcionários fixos, como em dias de eventos maiores. Consequentemente, o número de brigadistas poderá variar conforme o turno. Em turno com maior número de funcionários fixos, maior será o número de brigadistas, conforme a tabela. Quando não houver funcionários em determinado turno inoperante, não haverá brigadista.
  3. Os brigadistas profissionais não são considerados na composição da brigada eventual, devido às suas funções específicas.
  4. Exemplo: Boate com 2 pavimentos. Quando em funcionamento, a boate opera com 30 funcionários (caixas, bartenders, funcionários da limpeza, seguranças, etc.), sendo aproximadamente 20 no primeiro pavimento e 10 no segundo pavimento. De acordo com a tabela, os pavimentos da boate são considerados isoladamente. Portanto, aplicando a tabela para o primeiro pavimento, dos 20 funcionários, no mínimo 7 terão que ser brigadistas. Para o segundo pavimento, dentre os 10 funcionários, no mínimo 6 deverão ser brigadistas. Ao todo, dos 30 funcionários fixos, 13 terão que ser brigadistas. .
  5. A tabela acima é uma simplificação do padrão de dimensionamento adotado pelo CBMES. Recomendamos a consulta à NT 02/2013, do CBMES, e às normas da ABNT relacionadas ao tema para uma compreensão mais ampla sobre o tema.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard