Curso de Formação de Guarda-Vidas - CFGV

O Curso de Formação de Guarda-vidas (CFGV) tem o objetivo de habilitar profissionais para atuarem como guarda-vidas, realizando o serviço de prevenção e salvamento aquático em diversos ambientes (praias, piscinas, cachoeiras, lagos, lagoas, etc).

Geralmente o CFGV CBMES é disponibilizado nas unidades localizadas nos municípios de Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Guarapari, Anchieta e Cachoeiro do Itapemirim, podendo ser estendido aos demais Municípios caso haja demanda para isso.

O CFGV é padronizado em todas as unidades em que ele é disponibilizado, sendo assim, independente da unidade em que for realizado o curso, as instruções e as provas serão as mesmas. Para inscrever-se, é necessário ler atentamente as informações que serão disponibilizadas no Edital Geral CFGV.

O Curso é realizado durante 4 semanas, onde os alunos terão atividades teóricas e práticas, no período de 7h às 12h (5h diárias), totalizando 100 horas de instrução, podendo ser adaptado esse cronograma conforme conveniência da Unidade do CBMES responsável pela realização do CFGV. Ao final de cada semana (sexta-feira), será aplicada a prova avaliativa referente aos conteúdos ministrados naquela semana.

Ao final do curso, os formandos que atingirem o índice mínimo exigido, serão considerados APTOS e receberão um certificado digital com validade de um ano, devendo reciclar anualmente. O certificado homologado pelo CBMES permitirá ao guarda-vidas atuar em todo o Estado do Espírito Santo. 

Curso de Formação de Guarda-Vidas

Inscrição CFGV: Deverá ser realizada pelos candidatos, dentro do prazo estipulado, acessandoa a página do SISAQUA, as datas estão descritas cronograma CFGV. Além de se inscrever no Sisaqua, todos os Guarda-vidas devem ser cadastrados no SIAT. Aqueles que não possuem cadastro podem criar o seu login seguindo este passo-a-passo. (O pagamento do DUA passa a ser feito somente após a aplicação do TAF; O candidato vai emitir o DUA no ato de inscrição, mas pagará somente após aprovação no TAF).

Orientações para imprimir a TAXA constam em Edital Site do SEFAZ.

Convocação para o TAF

TAF do CFGV: As datas estão descritas no cronograma. Os candidatos deverão comparecer nos locais indicados prontos e em condições para elaboração dos TAF. Os itens cobrados no TAF podem ser vistos no Edital CFGV.

Entrega de documentos na OBM: Nos dias descritos conforme o cronograma, de 13 às 17h, os candidatos deverão entregar os seguintes documentos para serem conferidos e arquivados na OBM: ficha de inscrição preenchida e assinada; cópia do documento com foto (RG ou CNH); termo de aceite assinado (será disponibilizado pelo CEIB no site), comprovante do pagamento de DUA (O candidato deverá efetuar o pagamento apenas após ter sido aprovado no TAF).

Resultado do TAF e matrícula dos candidatos: Será divulgado no site do CBMES antes do início do curso, juntamente com a data, horário, local de apresentação dos candidatos aprovados para o 1º dia de curso. Os candidatos reprovados não poderão realizar o CFGV.

CFGV: A data do curso seguirá conforme cronograma.

Quadro de Trabalho Semanal do curso | QTS

Avaliação CFGV: Os itens cobrados nas avaliações do CFGV estão disponíveis neste na Provas CFGV.

Certificados: Serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard