Teatros, Cinemas, Óperas, Auditórios e Assemelhados

N° de funcionários fixos no pavimento ou compartimento por turnoQuantidade de brigadistas eventuais
Até 2 1 brigadista
3 ou 4 2 brigadistas
5 ou 6 3 brigadistas
7 a 10 4 brigadistas
11 a 25 5 brigadistas
26 a 41 6 brigadistas
42 a 57 7 brigadistas
58 a 73 8 brigadistas
74 a 89 9 brigadistas

Observações

  1. População fixa, chamada na tabela de funcionários fixos no pavimento ou compartimento, é aquela que permanece regularmente na edificação, considerando-se os setores/pavimentos/compartimentos isoladamente, os turnos de trabalho e a natureza da ocupação, bem como os terceiros nestas condições.
  2. Os brigadistas profissionais não são considerados na composição da brigada eventual, devido às suas funções específicas.
  3. É comum o número de funcionários fixos variar ao longo do dia, uma vez que há turnos com maior, menor ou nenhuma atividade no setor/pavimento/compartimento. Consequentemente, o número de brigadistas poderá variar conforme o turno. Em turno com maior número de funcionários fixos, maior será o número de brigadistas, conforme a tabela. Quando não houver funcionários em determinado turno inoperante, não haverá brigadista.
  4. Exemplo: Cinema que conta com 5 salas de exibição. Cada sala é operada por dois funcionários, sendo um controlador de bilhetes na entrada e um operador audiovisual. Cada sala de cinema é considerada um compartimento isolado. Assim, devemos considerar o número de funcionários fixos de cada sala isoladamente, e não o somatório total dos funcionários. Ou seja, em cada sala de cinema o número de funcionários fixos é igual a 2. Portanto, conforme a tabela, para cada sala é necessário 1 brigadista, dando um total de 5 brigadistas, considerando as 5 salas de exibição. Quando o cinema encerra suas atividades, não haverá funcionário no local, portanto, não haverá brigadista. Ocorre um dimensionamento incorreto se consideramos o somatório de funcionários sem considerarmos cada sala isoladamente, pois chegaremos ao total de 10 funcionários fixos, o que na tabela resultaria em um total de 4 brigadistas. Com 4 brigadistas, alguma das 5 salas teria que ficar sem brigadista, o que é incorreto.
  5. A tabela acima é uma simplificação do padrão de dimensionamento adotado pelo CBMES. Recomendamos a consulta à NT 02/2013, do CBMES, e às normas da ABNT relacionadas ao tema para uma compreensão mais ampla sobre o tema.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard