20/03/2017 12h16 - Atualizado em 24/03/2017 15h14

Defesa civil divulga informações sobre danos provocados pelas chuvas desse final de semana

A Defesa Civil Estadual, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, registra:

Acumulados de chuva em 24h (em mm)

Os maiores acumulados de chuva registrados nas últimas 24 horas foram: Alegre (62.47), Cachoeiro de Itapemirim (57.62), Alfredo Chaves (54.8), Guarapari (54.26), Afonso Cláudio (49.91), Anchieta (46.08), Itapemirim (41.07) e Linhares (38.4).

Situação dos municípios atingidos pelas chuvas

Os dados a seguir expressam a situação nos municípios afetados pelas chuvas nos últimos dias.

Cachoeiro de Itapemirim

Foram registrados 06 desabamentos de muros, 03 deslizamentos de taludes, 07 taludes com risco de deslizamento, aparecimento de crateras (02 ruas), postes com ameaça de queda (02) e alagamentos. Foram interditadas as ruas Samuel Levy, na altura do bairro Ferroviários, e Albano Custódio, bairro Gilberto Machado. Também foram interditadas parcialmente as ruas Etelvina Vivacqua, Bairro Nova Brasília, e Av. Mauro Miranda Madureira. Foram registradas 05 famílias desalojadas, totalizando 11 pessoas em casa de parentes ou vizinhos.

Vila Velha

Registro de deslizamento de uma rocha de 2 toneladas atingindo um edifício de 3 pavimentos e obstruindo a via-férrea. O edifício foi interditado pelo COMPDEC deixando 6 famílias desalojadas.

Alertas ativos no Estado do Espírito Santo

Não existem alertas ativos para o estado.

Orientações

• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
  • Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
  • Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
  • Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
  • Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
  • Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
  • Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
  • Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.

Major Wagner

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br