17/11/2016 15h50 - Atualizado em 17/11/2016 16h22

2º EXERCÍCIO CONJUNTO DE APOIO À DEFESA CIVIL COMEÇARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA (21)

O Espírito Santo foi escolhido para sediar o II ECADEC (2º Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil), que tem por objetivo testar, aprimorar e difundir a atuação das Forças Armadas em conjunto com a Defesa Civil em situações de emergência e apoio à população, além de verificar os procedimentos e medidas adotadas pelo Ministério da Defesa, com vistas a atender o artigo 16 da Lei Complementar n° 97/1999, que atribui subsidiariamente às Forças Armadas a cooperação com a Defesa Civil.

O 2º ECADEC acontecerá de 21 a 25 de novembro, no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha (o 1º ECADEC aconteceu em Florianópolis/SC, em novembro do ano passado), e utilizará um sistema em rede, similar a jogos de guerra, não empregando tropas no terreno. Serão considerados cenários fictícios de desastres estreitamente ligados aos eventos enfrentados pelo Espírito Santo nos últimos anos, com destaque para os decorrentes das fortes chuvas registradas no final de 2013, mas também há previsão de simulação de um desastre industrial.

Um software dará suporte às ações no 2º ECADEC. Ele é chamado de “Pacificador” e é operado pelo Centro de Simulação do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro.

No exercício, caberá às Forças Armadas, sob um comando conjunto constituído por representante do Corpo de Bombeiros Militar, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Secretarias de Estado, entre outros, complementar, de forma coordenada, as ações da Defesa Civil Estadual com ações de busca e resgate, remoção e apoio a desabrigados e desalojados, interdição e desobstrução de vias, descontaminação química, entre outras.

A atividade busca, portanto, testar a sistemática dessa cooperação, já regulamentada no Protocolo de Ações entre os Ministérios da Defesa, Integração e Saúde, e pelo Plano de Emprego das Forças Armadas para Apoio à Defesa Civil, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Após o exercício será realizada uma reunião de análise crítica para identificar as possibilidades de melhorias e os pontos fortes das respostas do sistema.

Tenente Coronel Cardoso

Cabo Karolina