02/07/2021 16h27 - Atualizado em 02/07/2021 16h28

Artigo sobre o Dia Nacional dos Bombeiros e Semana de Prevenção Contra Incêndios

O Dia do Bombeiro foi criado pelo decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954 e, a partir desse dispositivo legal, foi definida a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. A escolha dessa data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que todas as pessoas tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio. Assim, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos.

Essa data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscaram e arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, emergências diversas e desastres. Além de combater incêndios, atuar em desastres e fazer resgates marítimos, em alturas e terrestres, os bombeiros desenvolvem vários projetos sociais e educativos, atuam na fiscalização de edificações e áreas de risco para garantirem que materiais e equipamentos de proteção contra incêndios estejam em condições de uso.

Para a melhoria das condições de trabalho e qualidade do serviço prestado à sociedade, o governo do estado vem efetuando diversos investimentos no CBMES. Serão, aproximadamente, 200 (duzentas) viaturas, entre carros administrativos/operacionais e caminhões. No Plano de Investimentos Públicos (PIP) está contemplada a ampliação territorial e temática, bem como as construções de novas unidades de bombeiros. A ampliação territorial refere-se à instalação de 10 Postos Avançados de Bombeiros (PAB) em novos municípios. Na ampliação temática constam as construções do Centro de Inteligência de Defesa Civil (CIDC), o Complexo de Logística e Operações de defesa Civil, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) e a unidade de Salvamento Marítimo.

Nesse sentido, é mister ressaltar a importância do comprometimento de todos, assim como, no passado os baldes eram carregados por todos, atualmente, somente a integração dos setores público, privado e plural (conselhos, associações, federações, indivíduos, dentre outras) poderá ser eficiente na formação da cultura prevencionista. Os responsáveis pelas empresas, edificações e outros locais devem verificar se as normas de segurança estão sendo atendidas. A comunidade em geral deve estar capacitada para uma intervenção simples com o uso de extintores ou abandono da área em risco.

Diante de todas essas tarefas e um serviço prestado durante 24 horas de forma ininterrupta, os bombeiros são contemplados com admiração e credibilidade da sociedade. É muito comum a visitação de crianças e adolescentes nas unidades de bombeiros para conhecerem mais dessa atividade. Muitos desses visitantes acabam prestando concurso e tornam-se bombeiros.

Por fim, é importante ressaltar que os bombeiros não medem esforços para proteger a sociedade. Seja numa tarefa simples, como uma palestra ou numa mais complexa, como um resgate em montanha ou acidente automobilístico, os bombeiros atuam com o máximo de cuidado e atenção, não fazendo qualquer distinção. Não importa o tempo, o dia e a hora, quando o alarme toca e os bombeiros se acomodam nos caminhões com as sirenes ligadas, somente existe um pensamento. “Missão dupla o dever nos aponta: vida alheia e riquezas salvar”.

Parabéns a todos os bombeiros!

Alexandre dos Santos Cerqueira – Cel BM

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do ES

Doutor em Administração – Universidade Federal do ES

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”