30/09/2016 14h47

CORPO DE BOMBEIROS COMEÇA A UTILIZAR NOVO SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO

Na última segunda-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar iniciou o uso do 1º simulador de combate ofensivo a incêndio, instalado no Centro de Ensino e Instrução (CEIB), na Serra.

O simulador foi montado em parceria com a empresa ArcellorMittal e é composto de um container metálico no qual é provocada uma queima controlada. O layout do container permite observar o desenvolvimento do incêndio e os fenômenos da fumaça e do fogo.

De acordo com o major Ferrari, coordenador do Comitê de Desenvolvimento de Atividade de Incêndio Estrutural, “o simulador é um instrumento indispensável na formação do bombeiro no que tange o combate a incêndio em edificação. O treinamento no simulador mescla realismo e segurança, pois é seguido um protocolo e medidas de segurança bem rígidos, para evitar qualquer intercorrência. O simulador acrescenta bastante realismo ao treinamento, em especial no que diz respeito ao calor gerado, ao comportamento do fogo e da fumaça e às técnicas de lançamento da água para extinguir o incêndio.”

Os militares que participaram da terceira turma de docentes para o Curso de Atualização em Combate Ofensivo de Incêndios – Módulo I - utilizaram o container durante as primeiras queimas.

“O simulador tipo container é uma ferramenta importantíssima, pois nós conseguimos ver in loco todos os fenômenos relativos aos comportamentos extremos do fogo. O militar é retirado da sala de aula e é colocado em um ambiente confinado muito quente, e ali dentro ele visualiza os fenômenos do incêndio, percebendo a importância de fazer uma entrada correta no ambiente sinistrado e, acima de tudo, ele percebe que o EPI fornecido pela Corporação suporta temperaturas extremas tranquilamente, o que traz mais confiança para o bombeiro.”, enfatizou o tenente Dias, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e aluno do curso.

O novo simulador é mais um passo dado pela Corporação para se manter atualizada e prestar serviços de excelência. Para ser eficiente no combate aos incêndios estruturais é imprescindível conhecer o comportamento do calor, das chamas e da fumaça, e isso pode ser observado de perto, em tempo real com a utilização do novo simulador.

 

 

Relações Públicas 

Tenente Coronel Cardoso

Sargento Soares

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook:bombeiromilitarES

Youtube:bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard