28/09/2016 16h40 - Atualizado em 29/09/2016 13h11

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NA VANGUARDA DAS TÉCNICAS DE COMBATE OFENSIVO DE INCÊNDIOS

Projetando-se como uma referência nacional, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) está treinando, de 12 a 30 deste mês, a terceira turma de docentes para o Curso de Atualização em Combate Ofensivo de Incêndios – Módulo I.

 

Trata-se de uma capacitação inovadora, com técnicas aperfeiçoadas pelo próprio CBMES, voltadas para os incêndios que ocorrem e se desenvolvem em ambientes confinados. Serão formados 16 militares, sendo 05 do CBMES, 02 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, 03 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 01 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, 03 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá e 02 do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

 

O curso é dividido em 03 semanas da seguinte forma:

  • Semana de nivelamento de conhecimentos – quando é ministrado um curso idêntico ao que os futuros instrutores irão atuar após se capacitarem;
  • Semana de capacitação – destinada à capacitação dos docentes por meio da discussão de técnicas de ensino para adultos e por meio da prática docente supervisionada. Também nessa semana o curso “Combate Ofensivo – Módulo I” será analisado detalhadamente;
  • Semana de consolidação - destinada a consolidar o aprendizado. Os participantes são encarregados de ministrar o curso “Combate Ofensivo – Módulo I” a uma turma de 12 a 18 bombeiros, desenvolvendo todo o conteúdo apreendido nas semanas anteriores.

 

De acordo com o major Ferrari, Coordenador do Comitê de Desenvolvimento de Atividade de Incêndio Estrutural, e idealizador do curso, “A vantagem de fazer o curso com outras corporações é que a gente sempre troca experiências sobre técnicas, funcionamento, organização de serviço, histórias de atendimentos reais, o funcionamento de escala e composição de guarnições etc. Tudo isso é importante para os nossos bombeiros e para os militares das outras Corporações que estão nos visitando. Aprendemos ao mesmo tempo em que ensinamos. A gente sai para fazer cursos em outros Estados e Países, e aprendemos alguma coisa sobre um aspecto em que a corporação de lá está mais desenvolvida. Eles vêm e apreendem um outro aspecto no qual o CBMES avançou um pouco mais, e nisso a gente vai se fortalecendo. As corporações que fazem isso ganham. O CBMES tem feito bastante isso, ou seja, detectamos qual corporação está melhor em determinada área da doutrina de bombeiros, vamos lá, buscamos o que tem de melhor e trazemos para cá, depois juntamos a tudo isso a nossa experiência e formamos ou melhoramos a nossa doutrina, sempre com intercâmbios entre corporações. ”

 

“A experiência que tivemos de poder vir fazer o curso de instrutor aqui no Espírito Santo é de grande valia, pois no Paraná, até então, só executávamos prática de combate defensivo e, com esse curso, poderemos levar para a tropa um conhecimento diferenciado para prestar um serviço muito mais técnico e de maior qualidade.”, relatou a Tenente BM Keyla, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Relações Públicas 

Tenente Coronel Cardoso

Sargento Soares

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook:bombeiromilitarES

Youtube:bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard