23/03/2018 14h01 - Atualizado em 23/03/2018 15h28

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO É REFERÊNCIA NACIONAL EM SALVAMENTO COM CÃES

O Corpo de Bombeiros Militar tem buscado constantemente o aprimoramento técnico-profissional de seus bombeiros. Dessa forma, vem permitindo que novas tecnologias complementem, ou até venham a substituir, modelos ultrapassados de serviço.

O emprego de cães na detecção de vítimas é, comprovadamente, a ferramenta mais rápida para a localização do necessitado, menos onerosa e que substitui um grande número de recursos humanos. A ciência é uma aliada importante para que os serviços da Corporação se mantenham a altura para atender o ritmo acelerado que a sociedade caminha. Dentro desta ideia, várias ações meritórias foram praticadas e culminaram na elevação do CBMES a referência nacional.

Dentre as novas tecnologias implantadas, destaca-se a mais recente publicação da Portaria nº 459, de 22 de janeiro 2018, que reorganiza o serviço de salvamento com cães - K9, solidificando um projeto de mais de 10 anos.

Os membros do Comitê de Desenvolvimento de Atividades (CDA) de Salvamento com Cães, estão testando, atualmente, uma nova tecnologia recentemente adquirida, que permite o mapeamento exato da área rastreada pelo animal via monitoramento por satélite. Poucas instituições no mundo utilizam desta ferramenta tecnológica, devido ao grau de exigência, e o CBMES é o pioneiro no Brasil.

Desta forma, e por meio de outras ações que mantêm a busca constante pelo aperfeiçoamento profissional, que os Oficiais e Praças do CBMES merecem o reconhecimento pelo empenho no aperfeiçoamento das tecnologias operacionais ao alcance dos mesmos.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”.

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Subtenente Nolimar

Sargento Soares

Cabo Neander

Cabo Karolina

Soldado Caldas

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

Facebook: bombeiromilitarES

Instagram: @bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard