30/05/2017 21h14 - Atualizado em 31/05/2017 09h00

Corpo de Bombeiros Militar e Federação Capixaba das Associações de Apicultores formam parceria

Na tarde da última quinta feira (25) o Diretor de Operações (DOp) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), coronel Nilton César Cardoso, se reuniu com representantes da Federação Capixaba das Associações de Apicultores (FECAPIS). Em pauta esteve a parceria entre as duas instituições no sentido de que os atendimentos a emergências realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar, e que envolvam abelhas, possam resultar na captura segura do maior número possível desses animais, destinando-os aos associados da FECAPIS para que recebam destinação adequada.

Pesquisas recentes apontam para um forte decréscimo na população de abelhas em todo o mundo. A situação é preocupante porque, entre outras coisas, as abelhas desenvolvem importante papel na polinização de plantas, e o seu trabalho tem reflexo direto na produção mundial de alimentos. Uma forte razão para a redução da população mundial de abelhas é o uso indiscriminado, e cada vez maior, de inseticidas nas diversas lavouras, sobretudo na fase de floração das espécies, ocasião em que as abelhas ficam mais vulneráveis por estarem a percorrer as flores em busca do néctar.

Segundo o coronel Cardoso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo compartilha da mesma preocupação que a FECAPIS tem com a preservação das abelhas. “Nossas equipes, ao atenderem as ocorrências que envolvem abelhas, optam por soluções técnico-operacionais que evitem o abate desses animais, sempre que isso se revela possível pois, entre outras coisas, o nosso trabalho tem em sua essência o respeito à vida e ao meio ambiente, e sabemos da enorme importância que as abelhas têm na produção mundial de alimentos, ao polinizarem as plantas. Não obstante a isso, as abelhas também são importantes para a economia capixaba, uma vez que há um forte arranjo local voltado para a produção de mel, própolis, cera e outros produtos próprios da apicultura.

A parceria com a FECAPIS, que não é de agora mas passa a ganhar aspectos que a tornam mais sólida e voltada para resultados, é muito importante porque os apicultores detêm bastante conhecimento, equipamentos e organização que agregarão valor ao que fazemos. Por outro lado, a FECAPIS também será beneficiada porque certamente haverá uma maior disponibilidade de abelhas para as suas atividades. Mas, de fato, estou convencido de que toda a sociedade será a maior beneficiada com essa parceria. Esperamos que a medida resulte na difusão de informações sobre as abelhas, que as pessoas passem a respeitar mais esses belos animais que prestam um relevante serviço a toda a humanidade, que os produtores rurais se sensibilizem e busquem técnicas de manejo de culturas que potencializem a polinização natural e preservem os insetos polinizadores etc.” Afirmou o coronel Cardoso.

A reunião contou com a presença dos senhores Arno, Eraldo e Wagner, representantes da FECAPIS. Diversos encaminhamentos foram feitos na reunião, dentre eles: construção de uma agenda de trabalho; planejamento e execução do treinamento de bombeiros militares pela FECAPIS; distribuição de equipamentos nas Unidades do CBMES (aspiradores de abelhas e caixas de armazenamento); cadastramento de apicultores de ligação nas diversas regiões do Estado; estabelecimento de Protocolo Operacional Padrão etc. No dia 29 de junho deverá ocorrer a próxima reunião para tratar desse assunto.

Corpo de Bombeiros Militar “Vidas alheias e riquezas salvar!”

Relações Públicas 

Tenente Coronel Wagner

Sargento Soares

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook:bombeiromilitarES

Youtube:bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

               

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard