31/10/2017 12h00 - Atualizado em 31/10/2017 12h46

Corpo de Bombeiros Militar em Venda Nova do Imigrante comemora 1 ano com homenagem na Câmara Municipal

No último sábado (21) a unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) em Venda Nova do Imigrante, completou o 1º ano de sua instalação. Como forma de registrar este momento, os Bombeiros Militares compareceram à Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante na sessão do dia 24 de outubro de 2017, e na ocasião o capitão Ramon Magevski Boles, Comandante da Cia, fez uso da tribuna livre para apresentar os resultados alcançados pela unidade neste primeiro ano.

Composto por 38 bombeiros militares, 07 viaturas e toda a variedade de equipamentos de bombeiros, o quartel, situado às margens do KM 108 da BR 262, atende os municípios de Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra, Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibatiba, bem como partes de Domingos Martins, Iúna, Irupi, Muniz Freire, Castelo, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Santa Maria de Jetibá.

Em seu primeiro ano, a companhia de Venda Nova do Imigrante realizou 1552 vistorias de prevenção de incêndio, um aumento de 58% em relação ao ano anterior. Além disso, conscientes de que muitas vezes a população possui o extintor de incêndio, mas não sabe usá-lo, os bombeiros militares promoveram treinamentos gratuitos e ensinaram mais de 250 cidadãos a usarem estes equipamentos para combate a princípios de incêndios.

O capitão Magevski destacou ainda que a grande quantidade de vistorias de prevenção a incêndio realizadas pelo Corpo de Bombeiros em Venda Nova, resultou também no expressivo número de hidrantes urbanos que existem no município, 14 ao todo, o que coloca o município como referência em segurança contra incêndio, visto que os municípios vizinhos possuem no máximo 04 destes dispositivos. Os hidrantes urbanos são fundamentais para a logística de combate a incêndios, pois neles os bombeiros abastecem seus caminhões, e quanto mais o município possui, mais preparado ele está para enfrentar incêndios.

Outro importante resultado está no quantitativo de ocorrências atendidas. Enquanto no passado, quando havia somente uma equipe em uma viatura atendendo a cidade, a média de atendimentos era de 15 por mês, hoje, com os diversos investimentos em efetivo e equipamentos, esta média está próxima de 50 atendimentos por mês. Em um ano, 564 atendimentos foram realizados, dos quais: 217 Atendimentos Pré-Hospitalares (serviço de ambulância do CBMES); 114 combates a incêndio em vegetação; 107 atendimentos de salvamento, incluindo 12 com vítimas gravemente presas às ferragens; 52 combates a incêndios urbanos; além de 74 atendimentos de outras naturezas.

Durante o evento alusivo ao aniversário da unidade, o Cap Magevski destacou a importância da capacitação técnica como a chave para este sucesso. Os bombeiros lotados em Venda Nova do Imigrante passaram por treinamentos, capacitações e especializações técnicas nas diversas áreas de atuação de bombeiros, incluindo curso de especialização em salvamento em alturas em São Paulo, curso de especialização em salvamento em desabamentos no Chile, além de cursos de salvamento em deslizamentos, de salvamento veicular e de combate a incêndio urbano na própria Corporação, disciplinas nas quais o CBMES é referência nacional.

Outro ponto alto na Câmara foi a lembrança de alguns momentos marcantes deste ano: a visita da Sra. Lucia Helena Thezolin ao quartel dos bombeiros, após ter sido retirada das ferragens pelos bombeiros em um grave acidente veicular; a visita da Família Sartório com o bebê Giusepe, que com menos de 01 mês de vida engasgou e foi salvo pelo telefone após seus pais ligarem para o 193 dos bombeiros para pedir socorro; um princípio de incêndio durante a Festa da Polenta, em 2017, combatido rapidamente por um voluntário com o uso de extintor de incêndio, mostrando a importância da prevenção e do alvará do Corpo de Bombeiros; o dia 07 de setembro de 2017, quando a área urbana de Venda Nova do Imigrante foi cercada por 04 incêndios em vegetação, e a atuação estratégica dos bombeiros resultou na preservação das matas nativas, das vidas humanas e das residências cercadas por chamas.

Encerrando a prestação de contas na Câmara, o capitão Magevski antecipou algumas metas para o futuro: elevar a segurança contra incêndio e pânico do estádio de futebol do Rio Branco e do Tomatão ao mesmo patamar de segurança do Polentão; discutir com a sociedade civil organizada e as autoridades locais formas de prevenir os incêndios em vegetação em Venda Nova do Imigrante.

Ao final da sessão, a Câmara Municipal homenageou a Companhia de Venda Nova do Imigrante e o capitão Magevski, entregando-lhes certificados em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade vendanovense.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Cabo Neander