09/02/2023 11h20 - Atualizado em 09/02/2023 11h32

Corpo de Bombeiros Militar envia militares especializados para missão humanitária brasileira na Turquia

Uma equipe formada por seis bombeiros militares do Espírito Santo especializados em desastres e a cadela Case, embarcaram para auxiliar nos resgates na Turquia, nesta quarta-feira (08).

Major Fabio, Major Siwamy, Capitão Marinho, Sargento Sperancini, Sargento Breno, Cabo Vicentini e a cadela Case, fazem parte da equipe do Centro Especializado de Resposta a Desastres (CERD), um grupo de bombeiros do CBMES especializados em resgates e desastres de grandes proporções.

Os militares saíram do Espírito Santo com destino a São Paulo, onde embarcaram para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB). Lá, os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros, depois do terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter, que atingiu os territórios da Turquia e da Síria na última segunda-feira (06). O terremoto já é considerado um dos mais devastadores dos últimos 20 anos no mundo.

A equipe do Espírito Santo foi enviada com autorização do governador Renato Casagrande e fará parte de um grupo composto por bombeiros de São Paulo e Minas Gerais, que representarão o país nesse importante momento de ajuda humanitária. O envio dos bombeiros brasileiros foi autorizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.



A MISSÃO

A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação humanitária do Governo Federal, em articulação com os Ministérios da Defesa (MD), Saúde (MS), Desenvolvimento Regional (MIDR) e Justiça e Segurança Pública (MJSP), e com os demais órgãos federais que trabalham de forma coordenada no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional.

Equipes de resgate e salvamento, assim como equipamentos emergenciais, serão transportados pela aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, embarcam na operação de assistência humanitária 42 pessoas, inclusive 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil.

Também serão enviadas seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e para sustentar as equipes durante os trabalhos e quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas do abalo sísmico. O Ministério da Saúde doou três “kits calamidade” que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais. Os kits têm capacidade para atender até 1.500 pessoas pelo período de um mês.




Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"


Assessoria de Comunicação

Capitã Andresa
Sargento Soares
Sargento Neander
Cabo Gabriel
Cabo Angelina
Cabo Caldas

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: BombeiroMilitarES

Facebook: BombeiroMilitarES

Youtube: BombeiroMilitarES

Linkedin: BombeiroMilitarES

Twitter: BombeirosES

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard