29/09/2016 16h58 - Atualizado em 30/09/2016 16h03

CURSO BÁSICO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS COM PRODUTOS PERIGOSOS

Na última segunda-feira (26) o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) iniciou o Curso Básico de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos. As aulas acontecem na sede do 1º Batalhão, na Enseada do Suá, em Vitória, e o curso tem encerramento previsto para esta quinta-feira (29), com um simulado noturno para o qual foi montado um cenário de emergência, em Vila Velha.

 

O curso é parte do programa de capacitação continuada da Corporação e está sendo realizado pelo Comitê de Desenvolvimento de Atividade de Produtos Perigosos do CBMES, e conta com a participação de 10 oficiais locais, além de 9 oficiais dos Corpos de Bombeiros dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amapá, que serão os multiplicadores desse conhecimento nos seus respectivos Estados.

 

Com 50 horas aulas de capacitação, o curso foi desenvolvido em conformidade com a normatização baixada pela OSHA (Occupational Safety & Health Administration) - Segurança Ocupacional e Administração Saudável (OSHA), em português - um órgão do Governo Federal que faz parte do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos e que regula a segurança e saúde em locais de trabalho.

 

Durante toda a semana os oficiais aprenderam a usar as mais novas técnicas de identificação de produtos, segurança no cenário da ocorrência, confinamento e contenção de agentes químicos, bem como de descontaminação e salvamento de vítimas.

 

Os procedimentos e técnicas seguem as normas de segurança americanas, que são ensinadas por oficiais do CBMES com certificação e especialização internacional obtidas no Texas e no Colorado, centros de referência mundial em emergências químicas.

 

“Primeiramente queria agradecer essa oportunidade de participar com uma coirmã bastante conceituada, que já trabalha e desenvolve novas técnicas  há bastante tempo. A importância, acredito que para todos os Estados participantes do curso, é a padronização do modo de atendimento. Para o Estado do Amapá, que é um estado relativamente novo e está começando a despontar nessa área [de produtos perigosos] e conta com alguns oficiais especialistas, há a necessidade de aprimoramento constante. Para nós é uma satisfação, pois tem muito conteúdo inédito como softwares, equipamentos de detecção de gases e padronização de caráter internacional do Texas e Colorado. Nós estamos muito lisonjeados e valorizados por participar deste curso. Nós temos só a agradecer e a contribuir sempre. Quando o Estado do Espírito Santo precisar, o Estado do Amapá estará pronto, e nós queremos sempre melhorar essa parceria, estreitando os laços para que possamos trocar mais experiências.”, relatou o aspirante a oficial Bacelar, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá.

 

Relações Públicas 

Tenente Coronel Cardoso

Sargento Soares

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook:bombeiromilitarES

Youtube:bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard