10/02/2023 13h55 - Atualizado em 10/02/2023 13h58

Missão Humanitária Brasileira na Turquia

Atualizado: 10/02, 11h.

Os seis militares e a cadela Case, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que embarcaram às 05:30 da manhã de quinta-feira (09), com destino à Turquia, já desembarcaram e estão a caminho da região onde irão atuar. Eles chegaram ao país da Europa, na localidade de Ancara, às 19h de ontem.

O objetivo final era a região de Adana, porém, devido a questões de tráfego aéreo, precisaram descer antes. Neste momento, as equipes se preparam para embarcar em um voo, numa aeronave cargueira da Força Aérea Turca, que irá fazer o transporte de todos os integrantes da missão humanitária ao destino final, a cidade de Kahramanmaras. A previsão de chegada é na tarde dessa sexta-feira (10).

Os militares compõem a delegação brasileira que vai atuar em apoio às buscas e socorro às vítimas do terremoto que atingiu a região. O decreto presidencial autoriza a permanência da delegação brasileira na missão até o dia 25 de fevereiro.


Atualizado: 10/02, 13h.

A missão humanitária brasileira, em Ancara, está embarcando para Kahramanmaras. Onde irão atuar nos trabalhos de busca das vítimas da tragédia ocasionada pelo terremoto na Turquia e Síria, com mais de 21 mil mortos e ao menos 78 mil feridos, até o momento.




A MISSÃO

A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação humanitária do Governo Federal, em articulação com os Ministérios da Defesa (MD), Saúde (MS), Desenvolvimento Regional (MIDR) e Justiça e Segurança Pública (MJSP), e com os demais órgãos federais que trabalham de forma coordenada no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional.

Equipes de resgate e salvamento, assim como equipamentos emergenciais, serão transportados pela aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, embarcam na operação de assistência humanitária 42 pessoas, inclusive 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil.

Também serão enviadas seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e para sustentar as equipes durante os trabalhos e quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas do abalo sísmico. O Ministério da Saúde doou três “kits calamidade” que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais. Os kits têm capacidade para atender até 1.500 pessoas pelo período de um mês.




Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"


Assessoria de Comunicação

Capitã Andresa
Sargento Soares
Sargento Neander
Cabo Gabriel
Cabo Angelina
Cabo Caldas

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: BombeiroMilitarES

Facebook: BombeiroMilitarES

Youtube: BombeiroMilitarES

Linkedin: BombeiroMilitarES

Twitter: BombeirosES

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard