24/11/2016 17h00

TERCEIRO DIA DE ATIVIDADES DO EXERCÍCIO CONJUNTO DE APOIO À DEFESA CIVIL (ECADEC)

O 2º ECADEC (Exercício Conjunto de Apoio À Defesa Civil) entre no seu terceiro dia, com previsão de término na próxima sexta feira (25). Militares e civis de várias organizações estão reunidos no quartel do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha, em Vila Velha desde segunda (21) num exercício que testa a resposta das Forças Armadas quando acionadas para apoiar a Defesa Civil no enfrentamento a desastres, como aconteceu durante as fortes chuvas que assolaram o Espírito Santo em 2013.

O exercício simula situações muito próximas das que são efetivamente enfrentadas quando ocorre um desastre de grandes proporções. As equipes têm que resolver situações as mais diversas como, por exemplo, restabelecer o acesso viário através da construção de pontes provisórias e/ou remoção de terra; prestar assistência humanitária a comunidades isoladas pelas inundações; buscar e resgatar vítimas em locais cujo acesso é muito precário; construir e administrar abrigos etc.

O 1º ECADEC foi realizado em Santa Catarina em 2015, e constitui uma oportunidade de altíssima relevância para a proteção e defesa civil do Estado do Espírito Santo, e mesmo para o Brasil, pois permite identificar em cenário simulado as dificuldades que serão enfrentadas e, assim, adotar medidas para melhorar o sistema de resposta, que não envolve apenas o Corpo de Bombeiros e os órgãos de defesa civil locais, mas uma verdadeira rede de organizações e recursos que, juntos, de forma integrada e coordenada sob um método de comando e controle, reúnem as condições para minimizar os danos causados pelos desastres, restabelecendo a normalidade no menor curto prazo de tempo possível, e também com otimização dos recursos humanos e materiais empregados.

“Sempre pudemos contar com o prestimoso apoio das Forças Armadas para enfrentar os desastres no nosso Estado, e isso ocorre em todo o Brasil. O ECADEC vem com a proposta final de melhorar o nível da atuação integrada e coordenada com essas Forças, otimizar os recursos empregados e, o mais importante, minimizar o sofrimento da população e restabelecer a normalidade social o mais rapidamente possível.

No momento da resposta aos desastres é crucial que o improviso ceda espaço às ações planejadas, exercitadas. Isso exige treinamento permanente, revisão de protocolos e muita integração e coordenação.” Diz o coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

Outros detalhes sobre o 2º ECADEC podem ser acessados na matéria postada neste site no dia 17 de novembro de 2016 com o título: “2º EXERCÍCIO CONJUNTO DE APOIO À DEFESA CIVIL COMEÇARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA (21)”.

Tenente Coronel Cardoso

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br