27/08/2024 11h53

Corpo de Bombeiros Militar participa de treinamento internacional em emergências com produtos químicos perigosos

Dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), participaram recentemente de um treinamento internacional especializado em emergências com produtos químicos perigosos. O curso foi realizado no Ambipar Responde Training Center (ARTC) em Nova Odessa, São Paulo, o maior centro de treinamento da América Latina para o atendimento a desastres envolvendo materiais químicos, biológicos, radiológicos, nucleares, explosivos (QBRNE) e armas de destruição em massa (WMD). Os oficiais participantes foram o capitão Marinho e o tenente Schulz

O treinamento, contou com a participação de profissionais de toda a América Latina, incluindo representantes da Marinha do Brasil, do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar/SP, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de militares da Argentina, Chile e Colômbia. As atividades envolviam simulações em cenários reais de emergências, especialmente durante o transporte de materiais perigosos por rodovias, ferrovias e vias intermodais.

Durante o curso, os participantes adquiriram técnicas avançadas em detecção, monitoramento e amostragem de produtos perigosos, além do uso de softwares de modelagem de vazamentos, materiais especializados para controle de emergências e equipamentos de proteção individual. O treinamento também abordou o uso de equipamentos avançados para o controle de vazamentos reais, permitindo aos participantes desenvolverem uma resposta ampla, segura e eficaz em emergências QBRNE e WMD. As competências adquiridas pelos oficiais estão alinhadas com as principais normas internacionais, como a NFPA 470, OSHA 1910.120 e OSHA 1926.65.

Em 2024, o CBMES incorporou ao seu portfólio de atividades a resposta especializada a emergências envolvendo produtos perigosos, conforme o Plano de Emprego publicado pela Diretoria de Operações (DOp) da Corporação. Emergências dessa natureza são classificadas como Desastres Tecnológicos, conforme previsto no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).

Este treinamento marca um importante avanço na capacitação do CBMES, reforçando o compromisso da corporação com a segurança e a proteção da população capixaba diante de situações de emergência complexas e potencialmente devastadoras.

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"


Relações Públicas

Tenente-coronel Rassele

Capitão Magnago

Subtenente Soares

Sargento Neander

Sargento Marloyllner

Cabo Gabriel

Cabo Henrique Cruz

Soldado Priscila

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: BombeiroMilitarES

Facebook: BombeiroMilitarES

Youtube: BombeiroMilitarES

Linkedin: BombeiroMilitarES

X: BombeirosES

         

 Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard