Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) participaram de uma série de visitas técnicas a instituições de referência na cidade do Rio de Janeiro-RJ. A iniciativa faz parte do Curso de Especialização em Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos (CEAEPP 2025) e teve como foco a capacitação em situações que envolvem agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos, Nucleares e Explosivos (QBRNE).
Os instrutores, auxiliares e militares recém-formados no curso visitaram três instituições renomadas que atuam na formação e na resposta a emergências dessa natureza:
Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro (EB): Centro de excelência do Exército Brasileiro, a ESIE tem a missão de especializar militares em diversas áreas, com destaque para a atuação com agentes químicos e biológicos.
Saiba mais: ESIE.
Esquadrão Antibombas (EAB) da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE): Unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a CORE é responsável por operações de alta complexidade, incluindo a neutralização de explosivos por meio do Esquadrão Antibombas.
Saiba mais: CORE.
Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN): Referência nacional e internacional nas áreas de radioproteção, dosimetria e emergências radiológicas e nucleares, o IRD também atua na capacitação de profissionais de segurança e defesa.
Saiba mais: IRD.
A capacitação de bombeiros militares para emergências HAZMAT (Materiais Perigosos) e QBRNE (Químicos, Biológicos, Radiológicos, Nucleares e Explosivos) representa um avanço significativo na resposta a Desastres Tecnológicos de alta complexidade. Com essa iniciativa, o CBMES reafirma seu compromisso com a excelência operacional e a proteção da sociedade capixaba.
Relações Públicas
Tenente-coronel Rassele
Capitão Magnago
Subtenente Soares
Sargento Neander
Sargento Malini
Cabo Gabriel
Cabo Henrique Cruz
E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br
Instagram: BombeiroMilitarES
Facebook: BombeiroMilitarES
Youtube: BombeiroMilitarES
Linkedin: BombeiroMilitarES
Twitter: BombeirosES
Informações à Imprensa
SESP: 3636-9928 / 99231-5157