08/10/2024 16h15

Governo do Estado entrega 16 novos veículos ao Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil

Nesta terça-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC receberam um importante reforço em sua frota com a entrega de 16 novos veículos de grande porte. A solenidade aconteceu no Quartel do Comando-Geral do CBMES, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, além de diversas autoridades, incluindo os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno; de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; e o comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira.

Foram entregues quatro caminhões de combate a incêndio, nove caminhões baú e três viaturas de resgate, totalizando um investimento de R$ 14,9 milhões. O reforço na estrutura do CBMES e da Defesa Civil visa aprimorar a capacidade de resposta a emergências e desastres em todo o Estado.

Modernização da frota e atendimento à população

Os novos caminhões de combate a incêndios do tipo Auto Bomba Tanque e Socorro (ABTS) são veículos multimissão, equipados com acessórios para o combate a incêndios, desencarceramento de vítimas e salvamento em situações de risco. Cada um dos quatro ABTS tem capacidade de transportar até 4 mil litros de água, além de um sistema completo de mangueiras e equipamentos de resgate, totalizando um investimento de R$ 8,8 milhões, com recursos próprios do CBMES.

As três viaturas de resgate entregues estão equipadas para atendimento emergencial pré-hospitalar, oferecendo suporte básico à vida e transporte de vítimas até unidades médicas. Essas viaturas foram adquiridas com recursos provenientes de emendas parlamentares, no valor total de R$ 1,22 milhão.

Já os nove caminhões baú, sendo três grandes e seis médios, foram destinados à Defesa Civil do Espírito Santo. Eles serão usados no transporte de mantimentos e itens de ajuda humanitária em situações de desastres. O investimento nos caminhões, que somam R$ 4,92 milhões, foi financiado com recursos do Banco Mundial.

Compromisso com a segurança pública e a proteção social

Durante o evento, o governador Renato Casagrande destacou a importância da entrega dessas viaturas para garantir uma resposta mais rápida e eficaz a emergências e desastres climáticos, como queimadas, estiagens e enchentes. “Nenhum Corpo de Bombeiros no país tem a estrutura que temos aqui no Espírito Santo. A Corporação e a Defesa Civil estão completamente equipadas. Nosso intuito é seguir descentralizando os serviços do Corpo de Bombeiros para continuarmos salvando vidas e protegendo o patrimônio dos capixabas”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, ressaltou a importância do investimento, especialmente diante do aumento dos incêndios em vegetação devido à estiagem prolongada. "Estamos enfrentando uma epidemia de incêndios e nossos militares precisam estar equipados com os melhores veículos para garantir um atendimento eficaz à população", afirmou.

O comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, também destacou o impacto desses investimentos na modernização da Corporação. “Desde 2019, vivemos uma revolução no Corpo de Bombeiros, com a renovação da frota e a construção de novas unidades. Isso reflete diretamente na segurança e bem-estar da sociedade capixaba”, frisou Cerqueira.

Com a entrega dessas viaturas, o CBMES e a Defesa Civil estão ainda mais preparados para enfrentar os desafios das emergências, protegendo vidas e garantindo a segurança em todo o Espírito Santo.

Tenente-coronel Rassele

Capitão Magnago