02/02/2026 14h25

Projeto BOM Peixinho reforçou a prevenção a afogamentos entre crianças e adolescentes no ES

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou nessa última semana o Projeto BOM Peixinho, iniciativa voltada à promoção da cultura de prevenção a afogamentos entre crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, especialmente em áreas de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa Estado Presente. Neste ano, participaram do programa 44 alunos da UMEF Leonel Brizola, que vivenciaram uma semana de aprendizado e integração com a Corporação.

Desenvolvido no formato de colônia de férias, o projeto ofereceu uma semana de atividades lúdicas e educativas, com orientações sobre segurança aquática, noções de primeiros socorros, suporte básico de vida, educação ambiental, incentivo à prática de atividades físicas, cidadania e prevenção ao uso de drogas.

A ação ganhou ainda mais relevância diante dos dados alarmantes registrados no Estado. Em 2025, 141 pessoas morreram vítimas de afogamento no Espírito Santo. No Brasil, foram 5.883 mortes em 2023, sendo o afogamento a segunda maior causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).

Durante o projeto, os participantes aprenderam como identificar riscos e agir de forma segura em ambientes aquáticos, tornando-se multiplicadores da prevenção em suas comunidades. “O afogamento não pode ser tratado como um acidente. É um mal evitável, com educação e prevenção. Por meio do Projeto BOM Peixinho, queremos difundir esse conhecimento, ensinar as crianças como se comportar em ambiente aquático, preservando a própria vida. Além disso, cada aluno é um multiplicador e vai levar para casa as lições aprendidas com o Corpo de Bombeiros”, afirmou a major Gabriela Andrade, coordenadora executiva e idealizadora do projeto.

Com a iniciativa, o CBMES reforçou seu compromisso com a preservação da vida e com a construção de uma cultura permanente de prevenção, fortalecendo a cidadania e aproximando ainda mais a Corporação da comunidade capixaba.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard