16/10/2020 16h46

Solenidade de formatura do Curso de Habilitação de Sargentos 2020

Na manhã desta sexta-feira (16) ocorreu a solenidade de formatura do Curso de Habilitação (CHS) de sargentos 2020. O evento aconteceu na quadra poliesportiva do Quartel do Comando-geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, e contou a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Renato Casagrande, o senador, Marcos Do Val, e o deputado estadual, coronel Alexandre Quintino.

O CHS 2020 foi realizado na modalidade de ensino semipresencial, com carga horária de 800 horas, visando melhor capacitação e menor tempo fora da atividade, visto que todos os militares em curso continuavam executando suas funções normalmente dentro da Instituição.

O curso foi iniciado em 13 de janeiro de 2020. Devido a pandemia de COVID-19, sofreu algumas alterações em sua grade e teve muitas partes das disciplinas ministradas no formato EAD.

Neste ano, devido a pandemia de COVID-19, a solenidade foi restrita apenas aos formandos e a algumas autoridades. De forma inédita, o evento foi transmitido pelo canal do Corpo de Bombeiros Militar no youtube, BombeiroMilitarES, e contou com a participação de 200 pessoas ao vivo. No instagram, a transmissão ao vivo atingiu o pico de 100 participantes com muita interação de parentes e amigos dos formandos que participavam de casa.

Histórico do CHS

A Lei Complementar Nº 321, de 17/05/2005, que criou o Plano de Carreira das Praças da Segurança Pública do Estado do ES, alcançou uma grande expectativa dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, principalmente dos cabos e soldados, que, aspirando à uma vaga, se preparam continuamente para o ingresso no Curso de Habilitação de Sargentos, ofertado anualmente pela Corporação.

O Curso de Habilitação de Sargentos CHS/BM-2020 foi realizado na modalidade de ensino semipresencial, visando melhor capacitação e menor tempo fora da atividade, conforme a lei complementar Nº 911 de 26 de abril de 2019, com carga horária mínima de 800 horas,  ocorrendo no período de 13 de janeiro de 2020 a 16 de outubro de 2020, tendo conteúdos operacionais, teóricos e desenvolvimento presencial concentrados nas dependências do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, e conteúdos EAD a cargo das unidades de origem, com uma turma de 53 alunos, selecionados entre os cabos com mais de dez anos de serviço, sendo 75% por antiguidade e 25% por mérito intelectual, reconhecido em concurso de provas de conhecimento intelectual/profissional e avaliação de desempenho físico.

A remodelagem aplicada ao curso buscou manter as abordagens às áreas de conhecimento geral e técnico-profissional como uma unidade estratégica de sua evolução, de forma a propiciar ao futuro sargento total possibilidade de desenvolvimento para viabilizar o processo de ascensão na carreira bombeiro militar, conforme prescreve a Lei Complementar nº 321 de 2005, e suas alterações, e estabelecer as competências necessárias ao exercício das funções inerentes à graduação de sargento bombeiro militar, habilitando os profissionais diplomados nesta oportunidade a comandar guarnições operacionais, atuar como sargenteante, como monitores de cursos e como encarregados de processos administrativos disciplinares, dentre outras.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Major Maurício

Capitão Pedroni