05/11/2021 11h17

1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar participa de exercício simulado de emergência na ArcelorMittal

Com o objetivo preparar os colaboradores da Companhia Siderúrgica ArcelorMittal para uma emergência de incêndio, militares do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, realizaram a avaliação de um exercício simulado de emergência no qual foi treinado o abandono parcial das instalações juntamente com os profissionais da indústria, na tarde de quarta-feira (03).

O exercício simulado de emergência é requisito fundamental do Projeto “Indústria Segura”, idealizado pelo 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, que visa aumentar a Segurança Contra Incêndio no seguimento industrial por meio da estruturação dos sistemas de proteção e, principalmente, da capacitação da população fixa dessas edificações para a atuação na prevenção e na resposta aos incêndios, promovendo uma mudança cultural sobre a responsabilidade social e laborativa em relação a esse tipo de emergência.

Conforme planejado, o simulado avaliativo para a obtenção do Selo De Certificação teve início com as orientações iniciais. Posteriormente foram avaliados os procedimentos das equipes da empresa em uma situação de incêndio em uma oficina de fundição com três vítimas não fatais, resultando na necessidade de evacuação da edificação, acionamento dos brigadistas profissionais. Após o atendimento das vítimas, a evacuação total da edificação e o combate ao incêndio, foram encerrados os trabalhos com uma reunião final para observações, análises e correções sobre o planejamento e a execução da atividade.

“A realização desses exercícios simulados previstos  no projeto Indústria Segura são extremamente importantes, pois visam disseminar o conhecimento sobre a prevenção de incêndios, além de proporcionar uma nova cultura preventiva nos somente setor industrial, mas também para a vida das pessoas que participam, pois proporcionam a conscientização de todos, e um engajamento mais efetivo de todos os agentes, com responsabilidades devidamente compartilhadas com o objetivo de prevenir acidentes e salvar vidas”, disse Comandante do 1º Batalhão tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva.

João Roberto da Tenda Vieira, gerente de área de segurança patrimonial, agradeceu em nome da empresa o recebimento do selo: “Com muito orgulho, hoje, a ArcelorMittal Tubarão recebeu a Comenda de Indústria Segura em resultado à avaliação de um simulado, ocorrido na área da fundição. Na ocasião, nossos brigadistas, com muito comprometimento e técnica, atuaram de forma brilhante nos procedimentos de resgate, combate a incêndio e evacuação da área. Parabéns a todos os envolvidos nesse brilhante simulado e um agradecimento especial ao Corpo de Bombeiro Militar do Espírito Santo que, como sempre, busca o aprimoramento e a inovação com ações que multiplicam os procedimentos de segurança contra incêndio para muito além da empresa. Gratidão enorme por ser a primeira Indústria a receber essa ilustre e honrosa comenda desta Instituição, que é um orgulho para a população do Espírito Santo e de todo o nosso Brasil.”

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

Tenente-coronel Wagner

Tenente-coronel Escalfoni