19/10/2016 16h50

Bombeiros militares capixabas concluem Curso de Resgate Urbano no Chile.

O major Marcio Nascimento Rodrigues, de Colatina; o major Fabio Silva Ferreira, de Linhares; o 2º tenente Afonso Pereira Amorim, Vitoria; e os soldados Guilherme Paste Perim, de Marechal Floriano, e Heitor Pimentel Vicentini, de Vitoria, concluíram o Curso de Resgate Urbano, na cidade de Santiago, no Chile.

O curso ocorreu no período de 11 a 16 de outubro deste ano e totalizou 60 horas de atividades teóricas e práticas, que obedeceram ao padrão metodológico preconizado pela INSARAG - International Search and Rescue Advisory Group – (Grupo de Assessoria Internacional em Operações de Busca e Salvamento – em português). A INSARAG é uma rede mundial sob controle das Nações Unidas, que conta com mais de 80 países e organizações, e que tem por objetivo coordenar e reforçar as operações de busca e salvamento, principalmente em terremotos, inundações e grandes catástrofes.

Além do Brasil, participaram também bombeiros do Equador, Colômbia, Uruguai e Panamá, totalizando 51 alunos.

O objetivo do curso foi capacitar os bombeiros na realização de buscas de vitimas afetadas por desastres como terremotos, inundações e grandes catástrofes, com o emprego de técnicas e equipamentos de acordo com o método INSARAG, garantindo padronização dos procedimentos, de tal forma que equipes de vários países possam atuar de forma integrada e com maior eficiência num mesmo evento.

A experiência adquirida nesse curso permitirá o aprimoramento das técnicas e dos equipamentos empregados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) nas operações urbanas de busca e salvamento, sem desconsiderar as peculiaridades da profissão.

“O esforço do CBMES em ver concretizada a sua visão de futuro, que é ser referência nacional, exige que intensifiquemos o intercâmbio com as corporações de outros Estados brasileiros, e do mundo. Isso é fundamental para que nos mantenhamos na vanguarda da prestação dos serviços de bombeiros.” Afirmou o coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, comandante geral do CBMES.

Tenente Coronel Cardoso

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br