18/12/2019 17h04

CBMES capacita Especialistas em Estruturas Colapsadas nos EUA

Com o objetivo de capacitar instrutores para que o CBMES possa realizar resgates com mais segurança e efetividade em desabamentos e deslizamentos, nas últimas duas semanas o Capitão BM Ramon Magevski Boles e o 1º Tenente BM Rainer Luiz Barbosa de Matos participaram do curso Structural Collapse Specialist (Especialista em Estruturas Colapsadas), realizado na Texas A&M Engineering Extension Service (TEEX), em College Station - Texas, com duração de 88 horas.

Localizada nos EUA, a TEEX hospeda a Disaster City, um centro de treinamento de 21 hectares que simula uma cidade afetada por desastres, sendo considerada uma referência mundial no treinamento de salvamento em desastres / USAR (Urban Search and Rescue).

Os Oficiais do CBMES foram os primeiros do Brasil a receberem o certificado de Especialistas em Estruturas Colapsadas da TEEX, que atesta as habilidades para operarem equipamentos e técnicas complexas de elevação e movimentação de escombros pesados, escoramento emergencial de estruturas danificadas, e acesso através de escombros para retiradas de vítimas presas.

A TEEX também é o campo de treinamento da Texas Task Force 1, Força-Tarefa USAR com mais de 100 operações em desastres no currículo, incluindo o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, e o terremoto no Haiti, em 2010. Assim, os militares também realizaram visita técnica à sede da Texas Task Force 1, onde foi possível conhecer logística e estratégias utilizadas pelos norte-americanos frente a desastres, conhecimentos importantes para o desenvolvimento da capacidade de resposta a desastres no ES.

Também foram realizadas visitas aos bombeiros de College Station, Conroe e Houston, três cidades do Texas, com o objetivo de entender um pouco mais a organização daquelas unidades na primeira resposta a desastres.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Assessoria de Comunicação 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard