O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) integra, ao lado de instituições estaduais e municipais, a Operação Desfile das Escolas de Samba 2026, ação que faz parte da Operação Carnaval 2026. As atividades foram planejadas com foco na preservação da vida e na proteção da população durante os desfiles, que, pela primeira vez, serão realizados em dois finais de semana no Sambão do Povo, em Vitória.
O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro (Grupo Especial) e 13 e 14 de fevereiro (Grupo Ouro), com previsão total de público superior a 40 mil pessoas ao longo das quatro noites de desfiles.
Em reunião de planejamento, participaram representantes das forças de segurança e órgãos envolvidos: a comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa; o subcomandante do NOTAer, tenente-coronel Wesley Reis; a gerente de fiscalização de trânsito do Detran|ES, Flávia Jordane; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno; a subsecretária de Estado de Política para as Mulheres, Fabiana Malheiros; o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Andrison Cosme; o perito-geral oficial da Polícia Científica, Carlos Dal-Cin; e o gerente de Operações Integradas da Sesp, coronel Sérgio Ferreira.
Durante os dias de desfile, o CBMES empenhará cerca de 80 bombeiros militares, atuando com: Fiscalização de alvarás e estruturas temporárias; Fiscalização da capacidade máxima de público; Atendimento de emergências com viaturas de combate a incêndio, busca e salvamento; e Plantão operacional 24 horas nos dias de evento.
A Operação Desfile das Escolas de Samba 2026 reforça o trabalho integrado entre as instituições de segurança, com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Detran|ES, Notaer, Guardas Municipais e Secretaria Estadual das Mulheres, somando aproximadamente 1.450 agentes escalados exclusivamente para os desfiles.
Esse esforço é parte da estratégia mais ampla da Operação Carnaval 2026, que mobiliza mais de 17 mil agentes de segurança pública em todo o Espírito Santo, com ações de policiamento ostensivo, reforço nas delegacias, fiscalização em rodovias e locais de folia, além de programas de prevenção e atendimento à população.
O CBMES reafirma seu compromisso com a proteção da vida e a segurança de todos os participantes do Carnaval Capixaba, mantendo atuação preventiva, integrada e pronta para resposta em qualquer emergência.
