28/04/2021 10h04

CBMES realiza a entrega técnica da primeira embarcação específica para salvamentos

Ontem (27) o CBMES realizou a entrega técnica da primeira embarcação específica para salvamentos do fabricante europeu ZODIAC MILPRO. O workshop foi realizado por um técnico treinado na fábrica da ZODIAC e contou com apresentação expositiva teórica e prática com detalhes técnicos de operação e manutenção.

O modelo adquirido pela Corporação foi o Emergency Response Boat (ERB 400), trata-se de uma embarcação inflável com uso de motorização de popa com tecnologia de piso de alta pressão e válvulas de inflagem rápida que permite o seu rápido emprego no terreno, podendo ser transportada por aeronaves de asa rotativa ou mesmo sobre a carroceria de viaturas leves ou de maior porte como ABTS. A embarcação que possui registro na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como equipamento militar é amplamente utilizada por forças de segurança pública e defesa civil na Europa e EUA e pode navegar em qualquer tipo de ambiente aquático (rios, corredeiras, ou mar). No Brasil o CBMES será, juntamente com o CBMSE, que realizou adesão a Ata de Registros de Preços do processo iniciado pelo CBMES, a primeira força auxiliar a ter essa embarcação disponível para operação, já que somente unidades especiais das Forças Armadas como o GRUMEC da Marinha do Brasil e o grupamento SAR do BAvEx do Exército brasileiro possuem esse equipamento.

Ao total, além dessa primeira embarcação que foi adquirida visando equipar a Equipe de Mergulho de Segurança pública do CBMES, e foi adquirida pela Instituição com recursos estaduais, ao longo de 2021 mais 4 (quatro) unidades dessa embarcação serão recebidas com recursos provenientes de convênios oriundos de recursos federais.

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

Relações Públicas

Tenente-Coronel Escalfoni

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard