03/02/2017 14h11 - Atualizado em 03/02/2017 14h13

Coordenadoria estadual de proteção e defesa civil (CEPDEC) apoia ação de vacinação da secretaria de estado da saúde (SESA) contra a febre amarela

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), através da sua CEPDEC, está desenvolvendo ações de combate à febre amarela em apoio à SESA. Além do apoio logístico que será efetivado de forma coordenada pelas Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil, será disponibilizado um efetivo de militares aptos a realizarem vacinações.

O Estado, sob a coordenação da Secretaria de Saúde, tem atuado para proteger a população promovendo ampla cobertura de vacinas e prestando atendimento aos casos já confirmados e os que estão sob suspeita de febre amarela. Para além disso, um grande esforço tem sido feito para esclarecer as pessoas sobre a doença, evitando um temor desnecessário, ao mesmo tempo que orienta para as ações de prevenção.

O Corpo de Bombeiros Militar se coloca à disposição da SESA para que os resultados sejam os melhores possíveis. “Nós colocamos em ação o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, já que a febre amarela adquiriu proporções que exigem uma ação diferenciada por parte do Estado, com articulação e coordenação dos diversos órgãos envolvidos no combate à doença. De forma especial, temos ajudado a garantir o acesso das equipes de vacinação às populações que residem em locais mais remotos, de acesso mais difícil, pois conseguimos mobilizar viaturas traçadas, além de outros recursos. Também temos bombeiros militares prontos para compor as equipes de vacinação, ampliando, se necessário, o poder de resposta.” Informou o coronel Carlos Marcelo D’ISEP Costa, comandante geral do CBMES.

Tenente Coronel Cardoso

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br