21/08/2017 17h00 - Atualizado em 21/08/2017 17h02

Coordenadorias Estadual e Regionais reúnem-se para apresentar os resultados da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil

Na manhã desta segunda-feira (21), as Coordenadorias Estadual e Regionais de Proteção e Defesa Civil reuniram-se no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar a fim de apresentar e discutir os resultados obtidos durante a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil (SEPDC).

Durante a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, ocorrida no período de 06 a 12 de agosto de 2017, várias ações foram desenvolvidas em todo o Estado: palestras em várias escolas e comunidades em diversos municípios, panfletagens, visitas à estações de tratamento de água e esgoto, simulados de preparação para desastres, simulado de mobilização das forças de resposta a desastres e o Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres.

A SEPDEC contou com a participação fundamental das Coordenadorias Municipais e de Núcleos de Proteção e Defesa Civil para o êxito das ações, que abraçaram o projeto, fazendo com que as ações ocorressem em 46 municípios capixabas.

Ao todo, mais de 6.800 pessoas foram impactadas pelas ações desenvolvidas no período, sendo que cada participante tornou-se um multiplicador das boas práticas junto à sociedade em assuntos de Proteção e Defesa Civil.

O Coordenador Estadual enfatizou a necessidade de fortalecer o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, e destacou a importância da Semana Estadual neste contexto.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros destacou a importância da criação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), visto que este é o elo mais importante do Sistema, pois na sua essência, representa a participação da comunidade na defesa da própria comunidade.

Saiba mais

A primeira estrutura de defesa civil, no Estado do Espírito Santo, foi a Coordenação Estadual de Defesa Civil (CEDEC), criada pela Lei nº 2.929/1974, publicada no Diário Oficial de 10 de agosto de 1974.

Como forma de celebrar este marco inicial e com o objetivo de esclarecer, conscientizar e divulgar as ações de proteção e defesa civil realizadas, o Governo do Estado, através da Lei nº 10.259/2014, instituiu para serem comemorados anualmente no dia 10 de agosto e na semana em que ele estiver compreendido respectivamente, o “Dia Estadual de Proteção e Defesa Civil” e a “Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil”.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”.

Tenente Coronel Wagner