09/05/2019 13h00 - Atualizado em 09/05/2019 13h04

Coronel do Corpo de Bombeiros Militar é eleito coordenador da regional de defesa civil do Sudeste

No início desta semana, foi realizada a primeira reunião dos novos membros do Conselho Nacional dos Gestores Estaduais de Defesa Civil.

O encontro teve por objetivo um primeiro contato entre os novos membros do grupo e a nova gestão da defesa civil nacional, onde foi possível delimitar ações de fortalecimento do sistema e a ajuda mútua entre seus membros.

Nesse encontro ocorreu ainda a eleição da nova diretoria tendo sido aclamado como presidente o coronel Nyakas, coordenador de defesa civil de São Paulo. Nessa mesma votação o coronel André Có Silva, coordenador da defesa civil do Espírito Santo, foi eleito coordenador da regional sudeste.

Ficou decidido que as primeiras ações da nova diretoria seria iniciar um planejamento para o biênio 2019/2020, visando um norte claro para o fortalecimento do sistema e a orientação das ações atreladas a ele.

Além dessas atividades o coronel André realizou reunião com representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), onde definiu-se procedimentos para a assinatura do protocolo de cooperação entre a ANA e o governo do Estado, através da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Defesa Civil, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e a Cesan. O primeiro fruto desse acordo será a inclusão formal do espírito santo no monitor de seca e a emissão de boletins.

Esse ato será concretizado na semana do meio ambiente, que ocorrerá no início do mês de junho, com a participação do governador do Estado e da Diretora Presidente da ANA.

Aluno Sargento Neander