30/10/2018 17h24 - Atualizado em 30/10/2018 17h36

Corpo de Bombeiro Militar realiza treinamento no Parque Nacional do Caparaó

Nas épocas mais frias do ano é comum o aumento da visitação ao Parque Nacional do Caparaó, tanto por turistas brasileiros quanto por estrangeiros. O Parque é conhecido por suas belezas naturais e o famoso nascer do sol em seus cumes, que atingem até 2800 metros de altitude.

Corriqueiramente, esses turistas acabam se perdendo e se lesionando em meio as trilhas. Nesses casos, é necessário a atuação conjunta de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), de Minas Gerais, e também de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para que o resgate seja efetuado.

No ano de 2017, uma ocorrência marcou a história do Parque do Caparaó. Um professor ficou perdido em meio às matas e, após cinco dias de buscas, foi encontrado por equipes do CBMES, com o apoio da cadela Beck da equipe de busca e resgate com cães (K9).

Diante disso, nesta quarta-feira (31) e no dia 01 de novembro, o 3º Batalhão de Bombeiros, por meio da 2ª Companhia, sediada em Guaçuí, realizará uma operação que irá simular uma ocorrência de busca e salvamento à vítimas perdidas no Parque do Caparaó.

A operação, que integra a rotina anual de treinamentos dos “Guardiões do Caparaó”, objetiva a preparação dos órgãos envolvidos nesse tipo de atendimento. Nos dois dias de operação, cerca de 60 pessoas participarão do treinamento, que contará com a presença do CBMES, do Instituto Chico Mendes, das Defesa Civis de Guaçuí, Iúna e Dores do Rio Preto.

O CBMES atuará com equipes de busca e salvamento terrestres, equipe de busca com cães (K9) e da equipe de Aeronaves Remotamente Tripuladas, conhecidas popularmente por Drones.

A operação contará com uma novidade. Nela será testada a utilização de uma viatura que possui uma repetidora móvel, a qual dispõe de uma antena e rádios para comunicação dos envolvidos no treinamento.

 

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Aluno Sargento Neander

Aluna Sargento Karolina

Cabo Gabriel

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard