21/06/2016 11h00 - Atualizado em 20/07/2016 20h25

CORPO DE BOMBEIROS ANUNCIA OPERAÇÃO ESTIAGEM

Numa coletiva de imprensa nesta manhã (21), no quartel da Enseada do Suá, o Corpo de Bombeiros anunciou o início da Operação Estiagem 2016. Trata-se do resultado de um meticuloso planejamento e que objetiva reforçar as ações de prevenção para evitar/minimizar a ocorrência de incêndios em vegetação no período de estiagem (julho a outubro 2016), e otimizar as ações de resposta diante da perspectiva do aumento dessas ocorrências nesse mesmo período.
 
A coletiva contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), André Albuquerque Garcia; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa; do diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Albertone Sant’ana Pereira; o diretor de apoio logístico do Corpo de Bombeiros, o coronel Félix Gomes Martins; o diretor de operações do Corpo de Bombeiros, o tenente coronel Cerqueira; e o coordenador adjunto da coordenadoria estadual de defesa civil (COMPDEC), o tenente coronel Vassoler.
 
Dentre as várias ações que foram anunciadas estão o treinamento de 378 pessoas para integrar Grupos de Combate a Incêndio Florestais (GCIFs) nos municípios, a distribuição de kits de combate a incêndio florestal, a articulação e remanejamento de efetivo e viaturas entre os diversos órgãos do Corpo de Bombeiros e que permitirá destinar até 300 combatente e 14 viaturas exclusivamente para os incêndios florestais, entre outros.
 
A articulação e cooperação com outros órgãos públicos, e mesmo organizações privadas, também constitui um aspecto de altíssima relevância na Operação Estiagem, pois muitas são as instituições que possuem conhecimento, recursos materiais e humanos que podem contribuir decisivamente na prevenção e combate aos incêndios em vegetação.
 
27 municípios serão atendidos inicialmente com os kits de combate a incêndios florestais, e foram selecionados levando em conta as estatísticas de ocorrência desses incêndios. O Corpo de Bombeiros estima investir cerca de R$ 180.000,00 na aquisição desses kits, que contemplam bombas costais, abafadores, enxadas, pás, luvas de proteção, máscaras e facões.
 
A população, por ter enorme importância na prevenção e/ou redução dos incêndios florestais, será alvo de ações de sensibilização, sendo convocada a exercer papel ativo nessa operação evitando práticas como acender fogueiras, jogar pontas de cigarro acesas em áreas com cobertura vegetal, não praticar queimadas sob quaisquer pretextos, e denunciando tais práticas.
 
O cenário é grave e impacta a todos, em maior ou menor proporção. Enfrentamos um longo período de estiagem e que deve se prolongar até outubro de 2016. Vários incêndios florestais de grande expressão ocorreram no Espírito Santo recentemente, causando danos muito significativos. Num cenário como esse que está desenhado, o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros, precisa estar preparado para as respostas que serão exigidas no que diz respeito a tais ocorrências, e é a isso que se propõe, de forma geral, a Operação Estiagem.
 
 
 
 
Relações Públicas 
Tenente Coronel Cardoso
Sargento Soares
Cabo Karolina
Soldado Caldas
Email:bm5@bombeiros.es.gov.br
Facebook:bombeiromilitarES
Youtube:bombeiromilitarES
Twitter: @bombeirosES
 
Informações à Imprensa
Sesp: 3636-1537 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard