23/06/2016 16h40 - Atualizado em 20/07/2016 20h24

Corpo de Bombeiros inaugura Posto Avançado em Barra de São Francisco

O Corpo de Bombeiros inaugurou na manhã desta quinta-feira (23), o Posto Avançado da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros, em Barra de São Francisco. O evento foi realizado no próprio Posto, localizado na Av. Castelo Branco, Vila Landinha, próximo ao antigo DER.

Estiveram presentes no evento o vice-governador do Estado, César Colnago, o
secretário de estado da segurança pública e defesa social, André de Albuquerque Garcia; o comandante geral Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Carlos Marcelo Disep Costa; o secretário de estado da agricultura, abastecimento, aquicultura e pesca, Octaciano Neto; a deputada estadual, Raquel Lessa; a prefeita de Águia Branca, Ana Maria Carletti Quiuqui; o prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio Leite Ribeiro; o prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa Filho; o prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Henrique Sordine Pereira; o secretário de desenvolvimento urbano e habitação, Oséias Fregona, que responde também interinamente pela Secretaria de Defesa Social e Civil; e o coordenador da defesa civil municipal, José Leandro.

O vice-governador do Estado destacou que a parceria entre as instituições municipais e estaduais foram fundamentais para viabilizar a instalação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros.  "Sem gastar, e distribuindo esforços, conseguimos viabilizar um serviço essencial e fundamental para sociedade”, ressaltou.

O secretário de estado da segurança pública e defesa social, André Garcia, destacou a importância do Posto no município. "Seguimos um planejamento rígido de investimentos. Barra de São Francisco merecia um destacamento do Corpo de Bombeiros. Os atendimentos serão feitos em menos tempo, garantindo mais segurança para todos os moradores".

O Posto Avançado da 2ª Cia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar conta com um efetivo de 17 bombeiros militares, além de uma viatura de resgate, uma viatura Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) equipada, e uma viatura administrativa. A nova Unidade de Barra de São Francisco foi planejada visando proporcionar melhor atendimento para a população, como ênfase na redução do tempo resposta. Essa medida dá ainda mais capilaridade ao Corpo de Bombeiros.

ÁREA DE ATUAÇÃO
O Posto Avançado da 2ª Cia do 2º Batalhão atenderá cerca de 90 mil habitantes dos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Águia Branca e Ecoporanga.

PLANO DE EXPANSÃO
Atualmente são 15 unidades distribuídas pelo Estado, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Guaçuí, Nova Venécia e Barra de São Francisco. O plano de expansão do Corpo de Bombeiros é fruto de um detalhado estudo de viabilidade, e prevê os municípios onde serão implantadas novas unidades.

Tenente Coronel Cardoso
Email:bm5@bombeiros.es.gov.br