25/09/2020 14h56 - Atualizado em 25/09/2020 19h12

Corpo de Bombeiros Militar adquire novos equipamento e realiza estágio de requalificação de mergulhadores de segurança pública

No mês de setembro a Diretoria de Operações do CBMES (DOp), por meio do Departamento de Doutrina Operacional (DDO) em trabalho conjunto com o Departamento de Operações (DepOp), inaugurou uma abordagem contemporânea para a identidade do conhecimento operacional da Instituição. “A gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental e o conhecimento dos especialistas da Corporação é elemento chave”, ressalta o major Stein, chefe do DDO.

A homologação do Caderno de Tarefa e o Procedimento Operacional Padrão (POP) para Intervenção Rápida em Aprisionamento na Atividade de Mergulho de Segurança Pública é um conteúdo inédito em termos de procedimento de segurança para mergulhadores dos Corpos de Bombeiros Militares no Brasil.

Na esteira do trabalho homologado, que exigiu um ano de estudo da comissão elaboradora e da aquisição de novos equipamentos especializados para a atividade de mergulho voltado para a segurança pública, como conexões especiais tipo Hansen LL2-K16 e LL2-H16, arnês de segurança, comutadores de gás (switch blocks), dentre outros, foi publicada a portaria que atualiza a redação da norma que regula a atividade de MSP da Corporação (NORMERG 01). “Esta revisão faz parte de um processo contínuo de gestão e controle da atividade de mergulho no CBMES e busca adequar a redação normativa à realidade operacional vivenciada pela Instituição a cada período de tempo, acompanhando a evolução técnica, a adição de novos equipamentos e de novos procedimentos operacionais ao serviço”, disse o tenente Mendes da diretoria de operações.

Nesse contexto, também se iniciou neste mês o estágio de requalificação dos Mergulhadores de Segurança Pública do CBMES, que visa o aprimoramento técnico profissional dos especialistas em mergulho da Corporação, a atuação segura e eficiente do efetivo à disposição da atividade operacional, bem como uma melhor gestão e integração operacional por parte de oficiais e praças, especialistas na atividade, mas, lotados nas diversas unidades da Corporação durante uma ocorrência de mergulho.

O efetivo de oficiais e praças à disposição do serviço de mergulho, lotados na 1ª Cia do 1º BBM, por se tratar de quantitativo reduzido e com equipamentos individuais, já participaram de treinamentos presenciais, que ocorreram entre os dias 14 a 17 deste mês. Os demais especialistas, lotados nos demais batalhões participarão do treinamento em regime de EAD.

 

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 

Relações Públicas

Major Maurício

Capitão Pedroni

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel          

 

E-mail: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard