24/05/2019 15h55 - Atualizado em 24/05/2019 15h56

Corpo de Bombeiros Militar atua em desabamento de edificação no bairro Itapoã, Vila Velha/ES.

Na manhã de hoje (24), as equipes da 2ª Cia do 1º Batalhão e Chefe de Operações foram acionadas para atender uma ocorrência de desabamento de edifício no bairro Itapoã, Vila Velha. Trabalham no local com o apoio da Defesa Civil Municipal e também da equipe especializada de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (K9), já que, havia suspeita de vítima fatal entre os escombros.

Relatório da ocorrência:

1- Características da edificação:

- Edificação de 5 andares;

- Abandonada, por vezes utilizada por moradores de rua.

2- Efetivo do Corpo de Bombeiros Militar no local: 18 militares

3- Recursos:  ABTS, Resgate 01 (Vitória), Resgate 02 (Vila Velha), Chefe de Operações, Chefe da Equipe K9, Equipe K9, Equipe BREC, Supervisor de Operações, Comandante da 2ªCia do 1º Batalhão, Assessoria de Comunicação.

4 - Ações adotadas:

- Foi estabelecido Posto de Comando Integrado envolvendo CBMES, PMVV, e Defesa Civil de VV;

- Cadela Zara e equipe de BREC fizeram avaliação inicial nos escombros;

- A cadela circulou todo o terreno e se concentrou por uma área, onde as ações de retirada de material foram iniciadas, sendo interrompidas por vezes para novas passagens da cadela;

- Essa mesma área foi novamente indicada como suspeita pela Cadela. Dessa maneira, a Equipe BREC fez uma abordagem mais detalhada, tentando acesso para os militares. Inicialmente não foi possível e estabeleceram então local e abordagem específica para o maquinário voltar a operar.

5 -Ações programadas:

- Contínua retirada de escombros pelo maquinário conforme orientações da Equipe BREC;

- Será deslocado outro cão, do 4 BBM, para reafirmar o identificado pela Cadela Zara, a fim de confirmar a não existência de vítima, seja ela viva ou em óbito;

- Caso confirmado, a operação passará a ser de apenas remoção de material, porém com acompanhamento de uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Aluno Sargento Neander