04/04/2018 13h35

Corpo de Bombeiros Militar comemora dez anos de trabalho com a filosofia de resgate com cães

O ano de 2008 foi o marco inicial para o que chamamos de uma iniciativa de grande sucesso. Nessa época foi iniciado um estudo para a implantação de cães de resgate no Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Na ocasião, um grupo de militares dedicados e apaixonados por cães, buscaram por meio de iniciativa própria conhecimentos sobre o tema no Brasil, Europa e EUA.

A partir de 2010, alguns cães já atuavam, de forma experimental, em ocorrências de salvamento. Três anos depois, em 2013, a iniciativa da atividade foi institucionalizada em virtude do grande sucesso que alcançava. Foi então criada as equipes K9, com cães certificados, que são criados e treinados por militares em suas residências. Um modelo de alta eficiência e baixo custo, com ênfase ao bem-estar e a individualidade de cada animal.

A atuação com sucesso em ocorrências, reforça o trabalho sério que vem sendo desenvolvido. E em pouco tempo de trabalho o CBMES se tornou referência nacional, reproduzindo a doutrina para outros Estados do país.

Desastres como o desabamento do Condomínio Gran Park, localizado na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo; o rompimento da barreira de rejeitos de Mariana /MG; o deslizamento de encostas em Colatina/ES decorrente das chuvas de 2013; e as buscas a um professor no Caparaó são alguns exemplos da atuação eficaz dos cães de resgate do CBMES.

Atualmente a Corporação não se acomoda nas conquistas alcançadas, pois trabalha a cada dia na direção de seu Planejamento Estratégico, adotando procedimentos inéditos no Brasil, a exemplo do emprego da coleira GPS e da parceria com os centros de produção de tecnologia, tornando-se assim, referência nacional em mais uma atividade que realiza.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Subtenente Nolimar

Cabo Neander