20/05/2019 12h00 - Atualizado em 20/05/2019 11h59

Corpo de Bombeiros Militar dá início ao curso de especialização em mergulho autônomo

Capacitar militares para o exercício de operações em ambiente submerso. Este é o objetivo da nova turma do curso de especialização em mergulho autônomo (CEMAut), iniciado na manhã desta segunda-feira (20), no Quartel do Comando-geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.

Para aprovação nos diversos testes do CEMAut, o militar precisa desenvolver três pilares fundamentais das operações bombeiro militar: o condicionamento físico, a perícia técnica e o domínio sobre o fator psicológico. Dessa forma, os 18 bombeiros militares capixabas e os seis de coirmãs militares, buscarão pela aprovação final neste curso, que tem 280 horas de duração, cerca de um mês e meio.

A atividade de busca e recuperação de vítimas em ambientes submersos é considerada uma das missões mais arriscadas do Corpo de Bombeiros Militar. Desta forma, com intuito de preparar militares para atuarem de forma infalível numa operação, cujo mínimo erro pode gerar situações catastróficas, este curso aborda disciplinas como física e fisiologia do mergulho, mergulho livre, mergulho com equipamento autônomo de ar respirável. Além de realizar, também, diversos treinamentos de operações de mergulho, tudo com base em princípios normativos e conceitos acerca do comportamento fisiológico do corpo humano em condições hiperbáricas (de alta pressão atmosférica).

O alto risco das operações subaquáticas e o árduo treinamento do CEMAut tornam os mergulhadores militares parte da elite das corporações militares em todo país, sendo devidamente reconhecidos por seus irmãos de farda. “O mergulhador é um especialista em salvamento; se há algo perdido em baixo d’água, ele encontra; se há algo afundado, ele traz à tona, se há algo no caminho ele remove; se tiver sorte morrerá jovem a 61 metros de profundidade, pois é o mais perto que chegará de ser um herói. ” (HOMENS DE HONRA, 2000).

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Aluno Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

               

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard