29/06/2018 17h00 - Atualizado em 29/06/2018 17h04

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 28 novos Peritos de Incêndio e Explosão

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) realizou na manhã desta sexta-feira (29), a formatura do Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosão no auditório da Escola de Serviço Público do Espirito Santo (ESESP) em cumprimento às Diretrizes Estratégicas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e do Planejamento Estratégico da Corporação.

A solenidade de conclusão e formatura do curso foi presidida pelo coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, Comandante-Geral do CBMES, e pela Diretora Presidente da ESESP, Dângela Maria Bertoldi Volkers, além de ter sido prestigiada por autoridades civis, militares de corporações co-irmãs e também de oficiais e praças da corporação capixaba.

O curso, realizado em parceria com a ESESP, foi constituído por uma carga horária de 360h e teve como referências principais a NFPA 1033 e a NFPA 921, normas norte-americanas que são utilizadas mundialmente como padrão para a realização das atividades de investigação de incêndio e explosão com a utilização do método científico. Participaram do curso 28 alunos, sendo 07 de outros Corpos de Bombeiros da Federação: Mato Grosso do Sul (01), Bahia (01), Alagoas (01), Minas Gerais (02) e Piauí (02). O princinpal objetivo foi capacitar oficiais combatentes bombeiros militares na realização das mais diversas investigações de sinistros envolvendo incêndio e/ou explosão. A perícia de incêndio tem como finalidade subsidiar a justiça em processos cíveis e criminais, mas tem fundamento ser uma ferramenta de melhoria contínua do Sistema de Proteção Contra Incêndio e Pânico do Estado do Espírito Santo.

No curso foram abordados os mais diversos temas, tais como: Análise Histórica da Investigação de Incêndio no Estado do Espírito Santo; Metodologia da Investigação de Incêndio; Ciência do fogo; Efeitos do fogo em Sistemas Construtivos; Sistemas de Proteção contra Incêndio e Pânico; Eletricidade e Sistemas Elétricos Aplicados à Investigação de Incêndio; Legislação Aplicada à investigação de Incêndio; Método científico da investigação de incêndios em edificações, em Veículos automotores terrestres, em explosões, em incêndios florestais; FDS (Fire Dynamics Simulator); Documentação da Investigação; Coleta de Evidências; Equipamentos utilizados na investigação; Prática pericial; Metodologia da Pesquisa Científica.

Com a capacitação adquirida, os novos oficiais peritos poderão compor as escalas de pericia de incêndio e explosão de suas respectivas Corporações, contribuindo para a melhoria do sistema de proteção contra incêndio e pânico por meio da construção de laudos técnicos suportados por uma metodologia cientifica pioneira no Brasil.

O CBMES, por intermédio do CDA de Pericia e Departamento de Pericia de incêndio e explosão da Corporação, em parceria com o Capítulo 80 - Brasil da IAAI (International Association of Arson Investigators), tem obtido notórios progressos na área de perícia de incêndio e explosão. Esta evolução é fruto do empenho e do comprometimento do Comando da Corporação, fundamental para a renovação do ciclo operacional de bombeiros.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Subtenente Nolimar

Sargento Soares

Cabo Neander

Cabo Karolina

Cabo Gabriel

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard