08/11/2017 14h05 - Atualizado em 08/11/2017 14h07

Corpo de Bombeiros Militar realiza lançamento nacional da Representação Brasileira da Associação internacional de Investigadores de Incêndios e Explosões

Na última segunda-feira (06), em cerimônia presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), que contou com a presença de autoridades civis e também de todos os oficiais da Corporação, foi realizado o lançamento oficial da Representação Brasileira na Associação Internacional de Investigadores de Incêndio, denominada de Capítulo 80 – IAAI-Brasil.

A Assinatura da franquia da International Association of Arson Investigators (IAAI) já havia sido realizada em solo Norte-Americano em abril deste ano, porém, o lançamento oficial só ocorreu após todos os tramites burocráticos para sua instalação serem finalizados.

O Capítulo 80 – IAAI-Brasil, será coordenado pelo tenente-coronel BM Scharlyston Martins de Paiva e pelo major BM André Pimentel Lugon, oficiais peritos de incêndio do CBMES com certificações Internacionais concedidas pela IAAI.

A representação internacional proporcionará maior acesso dos peritos de incêndio de todo o Brasil à metodologia científica, às ferramentas de pesquisa, bem como às plataformas de capacitação nos padrões internacionais, além de possibilitar um maior intercâmbio com investigadores de incêndio e explosão de todo o mundo.

A solenidade contou ainda com a entrega da certificação internacional de 15 oficiais da Corporação e com o lançamento da criação da plataforma digital de Perícia de Incêndio no Sistema Integrado de Atividades Técnicas (SIAT).

A Certificação IAAI-CFI (Certified Fire Investigator - Perito de Incêndio Internacional) foi obtida pelos Peritos de Incêndio, tenente-coronel BM Scharlyston Martins de Paiva e major BM André Pimentel Lugon, após uma prova de certificação realizada durante o 68º International Training and Conference, ocorrido em Clark County, no Estado de Nevada, Estados Unidos da América, no primeiro semestre desse ano.

A Certificação Internacional IAAI - FIT (Fire Investigation Technician – Técnico de Investigação de Incêndio) foi obtida por 13 Oficiais da Corporação: coronel BM Carlos Marcelo D’Isep Costa, coronel BM Alexandre dos Santos Cerqueira, tenente-coronel BM Rodrigo Nascimento Ribeiro Alves, tenente-coronel BM Jorge Antônio Bertolani, major BM Marcio Machado da Silva, major BM Fábio Maurício Rodrigues Pereira, major BM Leonardo Carnielli Oliveira, major BM Cristiano Sartório, major BM Erich Paiva Zamprogno, major BM Claudiomar Lopes Rassele, major BM Rodrigo Rigoni De Souza, major BM Pedro Dalvi Boina e major BM Clayton Laeber Thompson, especializados em Pericia de incêndio e explosão que foram aprovados em exame de certificação, realizado em julho deste ano, no CBMES.

O lançamento do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Investigadores de Incêndio, a obtenção das Certificações Internacionais e a criação da plataforma digital de Perícia de Incêndio no SIAT são grandes e importantes conquistas da Corporação no campo da investigação de incêndio e explosão.

Esses notórios progressos são frutos do empenho e do comprometimento do Comando da Corporação no desenvolvimento dessa importante missão, fundamental para a retroalimentação do ciclo operacional de Bombeiros funcionando consequentemente como ferramenta de constante evolução e melhoria continua dos serviços prestados pelo CBMES, especificamente na área de prevenção e combate a incêndios.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Cabo Neander

Cabo Karolina