12/04/2022 13h35

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo representa o Brasil em Conferência Internacional

Pela primeira vez, um Corpo de Bombeiros Militar do Brasil fará uma apresentação na International Training and Conference (ITC), o maior evento internacional na área de investigação de incêndios e explosões do mundo.  Cinco oficiais investigadores de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) participam do evento, que ocorre durante toda esta semana, e o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros, investigador de incêndios da Corporação e CFI (Certified Fire Investigator - IAAI) representará a Instituição com uma palestra sobre um caso real ocorrido no Estado.

Trata-se do incêndio ocorrido no município de Linhares, em 2018, que levou à morte de duas crianças. "Nos últimos anos avançamos de maneira extraordinária na temática da investigação de incêndio e conseguimos, hoje, colaborar para o aprimoramento de todos os investigadores. No Brasil, temos experiências muito ricas em informações para estudos de casos que podem ser usados para a troca de experiências em todo o mundo", frisou o tenente-coronel Paiva.

A ITC é o maior e mais importante Fórum Mundial na área de investigação de incêndios e explosões, organizada pela International Association of Arsons Investigators (IAAI), com a participação de profissionais de todo o mundo, com o objetivo de troca de conhecimentos, informações e experiências.

Este ano, a conferência ocorre na cidade de Jacksonville, Flórida (EUA), com diversas apresentações de trabalhos, estudos de casos, novas tecnologias e diversas capacitações, contando com a participação de 700 investigadores de incêndios de 28 países.

O comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, que também é investigador de incêndios e chefia a equipe de oficiais nos Estados Unidos, enfatizou a importância da atividade para o desenvolvimento da segurança contra incêndio e considerou essa participação na conferência um momento histórico para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

“A atividade de perícia de incêndios e explosões no Brasil tem avançado, devido ao benchmarking realizado pelo CBMES em outros países e, dessa forma, estamos colaborando para que novas tecnologias e processos de prevenção de incêndios sejam aplicados pelos Corpos de Bombeiros, bem como com a melhor elucidação das causas dos incêndios, como foi o incêndio em Linhares com o óbito de duas crianças”, afirmou.

O comandante-geral destacou também o apoio que o Governo do Estado tem dado aos projetos e capacitações feitos pela Corporação, demonstrando o cuidado com o melhor atendimento população capixaba: "o governador é um incentivador constante para a busca de melhores práticas e inovações para melhor atender a sociedade."

O compartilhamento de conhecimento ocorre por meio de cursos de perícia de incêndios e explosões, ofertados pelo CBMES a outras instituições do Brasil. Foram três edições, nos anos de 2017, 2018 e 2021, que formaram 120 peritos, nos Corpos de Bombeiros da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de Polícia Federal e Polícia Civil do Espírito Santo. 

O CBMES também promoveu o 1º Seminário Internacional de Investigadores de Incêndios e Explosões, realizado no Brasil, e coordenará a partir de maio deste ano, um curso nacional com a participação de bombeiros de todos os Estados. As capacitações são ministradas com o apoio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), do Ministério da Justiça.

Fonte: Governo ES

                                                                                                              
Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar!”

 

Relações Públicas 

Tenente-coronel Wagner

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

Cabo Henrique Cruz

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

                           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard