03/08/2017 13h46 - Atualizado em 04/08/2017 12h59

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo realiza curso de especialização em programa de Simulação Computacional de Incêndio para oficiais peritos de incêndio e explosão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), por intermédio do Comitê de Desenvolvimento de Atividade Operacional de Perícia e o Departamento de Perícia de incêndio e explosão da corporação, em parceria com o Capítulo 80 – Brasil - da IAAI (International Association of Arson Investigators) e com o Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal concluiu nessa sexta-feira, 04, o Curso de Fire Dynamic Simulator (FDS) destinado aos peritos de incêndio e explosão do CBMES.

O FDS é um software desenvolvido pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, em cooperação com o Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia.

Trata-se de um modelo computacional de dinâmica de fluidos (computational fluid dynamics - CFD) acionados pelo fogo. O programa simula fluxos de baixa velocidade, com ênfase no transporte de fumaça e calor dos incêndios com a finalidade de descrever a evolução do fogo no sinistro. O FDS tem como objetivo resolver problemas de incêndios práticos na engenharia de proteção contra fogo, ao mesmo tempo em que fornece uma ferramenta para estudar a dinâmica do fogo em um ambiente.

O curso para o conhecimento, estudo e operação do FDS é mais uma etapa do programa de requalificação dos peritos de incêndio e explosão do CBMES e teve como instrutor o Coronel George Cajaty Barbosa Braga, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O Coronel George é físico, graduado na UNB, com Pós-doutorado em Tecnologia de Combate a Incêndio pelo Building and Fire Research Laboratory do NIST, foi pesquisador visitante no Naval Research Laboratory em Washington/DC – EUA (1999-2001) e também foi pesquisador associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília e da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A capacitação contou ainda com a presença do professor Doutor Macksuel Soares de Azevedo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFES. O curso qualificou oficiais peritos de incêndio e explosão da Corporação, entre eles o Comandante-Geral da Instituição, o Coronel BM Carlos Marcelo D’Isep Costa.

Esses importantes progressos no campo da investigação de incêndio e explosão são frutos do empenho e do comprometimento do Comando da Corporação no desenvolvimento dessa importante missão, fundamental para a retroalimentação do ciclo operacional de Bombeiros funcionando consequentemente como ferramenta de constante evolução e melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição, especificamente na área de segurança contra incêndio e pânico.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Tenente Coronel Wagner

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br