26/07/2016 16h47 - Atualizado em 01/08/2016 16h48

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TEM 04 PROJETOS APROVADOS NA PRIMEIRA FASE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO PRÊMIO INOVES

A busca permanente por inovações de baixo custo e de alto impacto nos serviços prestados tem sido um verdadeiro mantra no Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), que fomenta um ambiente corporativo de incentivo à criação e de consolidação da sua visão de futuro.

Um dos indicadores de que o CBMES está trilhando o caminho certo, no que diz respeito à inovação, é a quantidade e a qualidade de projetos inscritos e aprovados no Prêmio Inoves. Na etapa de análise técnica pela banca examinadora do Inoves, o Corpo de Bombeiros Militar teve quatro projetos aprovados este ano. São eles:

a)    Teste de aptidão física
O objetivo geral desse projeto é incentivar a prática regular e orientada de atividade física, de tal forma que os militares busquem os níveis de desempenho estabelecidos como necessários para o bom cumprimento das missões constitucionais da Corporação.
O projeto prevê recompensas graduais, não pecuniárias, de acordo com o desempenho apresentado por cada um.
A aferição é feita duas vezes ao ano, a cada seis meses, da qual participa todo o efetivo.

b)   Serviço de busca e resgate com cães
Além de ser uma inovação no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, esse serviço foi formato com algumas peculiaridades que se traduzem em vantagem para a administração pública. Os cães empregados no serviço são dos próprios bombeiros, que ficam responsáveis pela guarda dos mesmos, isentando a Corporação de construir instalações para abrigar os animais.
O Corpo de Bombeiros fornece a alimentação, assistência veterinária e treinamento para os cães.
A ativação desse serviço tem gerado enorme economia de tempo e de outros recursos, pois quando é necessário localizar vítimas (vivas ou mortas), em qualquer ambiente, o uso de cães de busca e resgate dispensa emprego de grandes efetivos humanos. Além disso, a estratégia permite que, caso seja necessário fazer escavações, demolições e acessos para chegar à vítima, isso seja feito com maior precisão, pois o cão indica de forma exata sua localização.

c)    Reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo
Até recentemente, a Corporação contava como um modelo organizacional clássico, com pouca flexibilidade e que estava em descompasso com os desafios a serem enfrentados.
Fundamentando-se em modernos estudos, o comando do Corpo de Bombeiros decidiu por migrar para um modelo mais adequado às necessidades administrativas e operacionais. Essa mudança propiciou, entre outras coisas, que a comunicação entre os diversos setores passasse a ocorrer de forma mais direta, a desburocratização processos e, por fim, a liberação de parte do efetivo para ativação do 6º Batalhão de Bombeiros, com sede em Cariacica.

d)   Sistema Integrado de Atividades Técnicas
Esse sistema informatizado foi criado em 2011 e passou por várias atualizações. A versão atual traz inúmeros ganhos para a sociedade. Para a administração do Corpo de Bombeiros o SIAT propiciou:
  • Facilitar a gestão dos processos de análises de projetos e de vistorias;
  • Diminuiu a necessidade de efetivo (vistoriadores), já que algumas etapas existentes no modelo anterior passaram a ser feitas pela Internet;
  • Reduziu os custos de impressão, já que agora há arquivos em formato digital, podendo ser acessados, importados ou exportados;

Já para os usuários dos serviços técnicos, o SIAT:
  • Permitiu que os pedidos por vistorias e retirada de Alvarás de Licença sejam feitos remotamente, através da internet, eliminando a necessidade de deslocamento até às unidades de serviço do Corpo de Bombeiros;
  • Eliminou a necessidade de pagamento de taxa para obtenção de segunda via de Alvará de Licença. Agora o procedimento pode ser feito pela internet, sem qualquer cobrança pelo serviço;
  • Eliminou a necessidade de os projetistas virem ao quartel para protocolarem seus projetos, modificá-los ou retirá-los;
  • Reduziu a necessidade de deslocamentos de projetistas, engenheiros, despachantes e outros usuários;

O SIAT também ganhou uma versão para dispositivos móveis, é o SIAT MOBILE, aplicativo que permite a consulta de processos de análise de projetos a partir de um smartphone, bem como a consulta sobre a situação de regularidade de edificações instaladas no Estado do Espírito Santo, no que diz respeito à Licença do Corpo de Bombeiros.

O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que estimula fortemente o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no contexto do serviço público. Ao mesmo tempo, contribui para a valorização do servidor por meio da disseminação de conceitos modernos de gestão e do reconhecimento de práticas inovadoras.

Nessa perspectiva, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizem a gestão, melhorem a vida do cidadão e transformem a realidade.

O objetivo principal é reconhecer os resultados concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Tenente Coronel Cardoso
E-mail: bm5@bombeiros.es.gov.br