05/05/2022 16h36

Corpo de Bombeiros Militar e Iema fazem balanço da Operação Proteção das Unidades de Conservação Ambiental

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizaram, na terça-feira (03), um balanço da Operação Proteção das Unidades de Conservação Ambiental, desenvolvida em conjunto pelas duas instituições, com foco na prevenção e combate a incêndios, salvamento aquático e prevenção de acidentes e apoio ao turista, nas Unidades de Conservação do Estado.

Entre os dias 24 de dezembro de 2021 e 06 de março de 2022, militares do Corpo de Bombeiros Militares foram designados para atuação específica nos Parques Estaduais de Itaúnas e Paulo Cesar Vinha, Cachoeira da Fumaça, Forno Grande e Pedra Azul, que recebem um elevado número de turistas durante o Verão. Ao todo, foram 359 escalas de bombeiros militares, distribuídos por todos os finais de semana e feriados deste período.

O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizou ainda viaturas e equipamentos em cada unidade de conservação, tais como viaturas e equipamentos de combate a incêndio florestal, equipamentos de salvamento aquático e equipamentos de resgate.

O diretor de Operações do CBMES, coronel Germano Felippe Wernersbach Neto, destacou que desenvolver esta operação foi importante para os próprios militares que participaram das equipes, pois foi uma oportunidade de adquirir conhecimento das áreas internas dos parques, mapeando trilhas, características e peculiaridades de cada Unidade de Conservação.

"A integração com o Iema, possibilitada por este trabalho conjunto, só trouxe benefícios para as duas instituições. Ao trabalhar juntos, estreitamos laços, ajustamos a comunicação, tão importante em ocorrências de incêndios florestais ou salvamentos no interior dos parques e ainda auxiliamos na manutenção da ordem, uma vez que a presença de militares dentro dos parques, isoladamente, inibe o cometimento de crimes e transgressões", afirmou.  

O coordenador de Gestão das Unidades de Conservação do Iema, Fabiano Zamprogno Novelli, avaliou como positiva a parceria. "Foi um trabalho importante, que reforça a responsabilidade que devemos ter com os visitantes, pois queremos receber os turistas de maneira segura em nossas unidades de conservação. Além disso, essa operação fortalece nossa parceria com os Bombeiros para ações futuras que estão em planejamento, como prevenção e combate a incêndios", destacou.

Esta foi a primeira ação conjunta entre Corpo de Bombeiros Militar e Iema, e deu tão certo que foi integrada ao Plano de Segurança Rural do Estado do Espírito Santo, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Desta forma, o Plano de Segurança Rural conta também com um eixo de proteção das Unidades de Conservação do Estado e de seus entornos, no período de estiagem de 2022, que já inicia agora em maio.

Fonte: Governo ES

                                                                                                              
Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar!”

                                                                                  

Relações Públicas 

Tenente-coronel Wagner

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander          

Cabo Gabriel

Cabo Henrique Cruz

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

                           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard