15/09/2023 10h13

Corpo de Bombeiros Militar forma 30 novos sargentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) forma, nesta sexta-feira (15), uma nova turma de sargentos. São 30 militares que concluíram o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) e estão aptos a assumir posição de liderança dentro do corpo operacional da Instituição. A solenidade ocorre no Quartel do Comando-Geral do CBMES, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, às 4 horas da tarde.

O Curso de Habilitação de Sargentos teve carga horária total de 918 horas e preparou os bombeiros para liderar equipes e tomar decisões frente aos desafios do dia a dia do Bombeiro Militar.

“Esta é uma etapa importantíssima na carreira desses bombeiros, pois representa o momento em que eles passam a assumir uma posição de liderança. Por consequência, além do cumprimento de ordens, espera-se do sargento que tenha energia e discernimento para tomar diversas iniciativas, visando à resolução de problemas, dentro da esfera de competências”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira.

Durante o CHS, os novos sargentos foram submetidos a uma extensa grade curricular, que inclui os módulos de disciplinas operacionais, cujo objetivo é capacitá-los para gerenciar procedimentos operacionais em desastres urbanos, atendimento pré-hospitalar, incêndio estrutural, incêndio florestal, salvamento aquático, salvamento terrestre, salvamento em alturas, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, atendimento a ocorrências de produtos perigosos e defesa civil.

Além do preparo técnico, o curso de habilitação envolve o aperfeiçoamento de atributos emocionais, como resiliência, capacidade de raciocínio sob estresse, equilíbrio emocional, coragem, abnegação, espírito de corpo e, principalmente, liderança.

Texto: Camila Ferreira - SESP

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

Tenente-coronel Rassele

Capitão Andresa