19/04/2022 13h12

Corpo de Bombeiros Militar forma primeira brigada do país composta por pessoas com Síndrome de Down

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) realizou, nessa segunda-feira (18), a solenidade de formatura da Brigada 21, a primeira turma de brigadistas do Brasil totalmente composta por pessoas com Síndrome de Down. Treze alunos receberam o Certificado de Conclusão do Curso e estão aptos a atuarem em diversas atividades de socorro, combate a incêndio e prevenção de pânico.

O Projeto Brigada 21 foi possível graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do CBMES, e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down). Os alunos receberam um treinamento com carga horária total de 20 horas, com cinco encontros presenciais realizados.

Os formandos aprenderam conteúdos de primeiros socorros, combate a incêndio e abandono de área e agora sabem, entre outras atividades, como abafar o fogo numa panela queimando com óleo, usar um extintor para apagar um princípio de incêndio da forma correta, conter hemorragias, proteger ferimentos, imobilizar fraturas e orientar a evacuação de locais em situações de emergência, evitando tumulto.

"Este é um momento extremamente gratificante para nós do Corpo de Bombeiros, pois sabemos como esta iniciativa contribui para a inclusão desses brigadistas na sociedade e, nós, militares, também vivenciamos um momento de grande aprendizado. Esta parceria, assinada pelo governador Renato Casagrande no ano passado, rompe preconceitos e abre portas", afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira.

As aulas foram ministradas no final do ano passado, no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros, e foram totalmente adaptadas para atender às necessidades da turma. Desde a confecção das apostilas, até o treinamento dos instrutores e preparação das aulas práticas, tudo foi planejado para que a turma tivesse o máximo de aproveitamento.

Fonte: Governo ES

                                                                                                              
Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar!"

                               

Relações Públicas 

Tenente-coronel Wagner

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

Cabo Henrique Cruz

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

                           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard