26/12/2018 17h00 - Atualizado em 26/12/2018 18h25

Corpo de Bombeiros Militar inaugura Simuladores de Incêndio

Na manhã de hoje (26), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo inaugurou os Simuladores de Incêndio em solenidade realizada no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, no município de Serra.

Os simuladores adquiridos pelo CBMES são estruturas montadas a partir de contêineres marítimos fruto da evolução na construção e nos protocolos de utilização dos primeiros usados na Suécia nos anos 90. Eles são aptos a reproduzir de forma real e segura as condições do desenvolvimento de um incêndio em compartimento, que muito difere de um incêndio ao ar livre pelo acúmulo de fumaça, pela limitação de ventilação e pelo acúmulo de calor.

O CBMES, por meio de um convênio com a SENASP, adquiriu 4 módulos de treinamento:
Fase 1 – destinado a permitir a observação do desenvolvimento de um foco de incêndio em compartimento. Assistindo de dentro do cômodo onde ocorre a queima, os instruendos podem ver e experimentar as condições de um foco e reconhecer os sinais que indicam o risco de fenômenos de ignição dos gases do incêndio, fenômeno conhecido como flashover.
Fase 2 – nele, um foco de incêndio é desenvolvido dentro de um cômodo e os bombeiros podem adentrar e combater usando os conhecimentos adquiridos no Fase 1.
Fase 3 – apresenta o fenômeno de ignição da fumaça conhecido como backdraft, que é a ignição súbita dos gases do incêndio acumulados dentro de um compartimento.
Fase 5 – uma estrutura com vários compartimentos e dois andares que permite o desenvolvimento de variados exercícios táticos.
A estrutura é a segunda da América Latina (há outra em São Paulo com 6 fases) e é o que há de melhor no mundo em termos de treinamento de combate a incêndio em edificações.

Com 20 instrutores capacitados para a correta e segura operação dos simuladores, eles já serão empregados a partir de 2019 na habilitação dos sargentos e dos novos soldados.
Também serão usados para um programa de requalificação dos bombeiros para que, de tempos em tempos passem por instruções e treinamentos nos simuladores mantendo afiadas as habilidades de “ler” os sinais do incêndio e combater de forma adequada e segura.



Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 

Relações Públicas 

 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Aluno Sargento Neander

Aluna Sargento Karolina

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard