25/09/2017 14h31 - Atualizado em 25/09/2017 16h32

Corpo de Bombeiros Militar inicia Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosões

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) deu início, na tarde desta segunda-feira (25), ao curso de Especialização para oficiais com foco na atuação em perícia de incêndios e explosões. A ação tem a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Mais de 60 pessoas participaram da abertura oficial. 

A aula inaugural do curso foi realizada no auditório do Senai, em Vitória, ministrada pelo comandante-geral dos CBMES, Coronel Carlos Marcelo D’Isep. O momento contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, e da diretora-presidente da Escola de Governo, Dângela Bertoldi Volkers. 

O secretário destacou que o Espírito Santo tem, atualmente, dois oficiais reconhecidos internacionalmente durante o 68º International Training and Conference, realizado nos Estados Unidos. O prêmio é dado a profissionais investigadores de incêndio e explosão de todo o mundo que se destacaram pelos serviços prestados. 

"Isso nos enche de orgulho, aumenta a nossa responsabilidade e mostra a importância do tema para as rotinas de trabalho, assim como a necessidade de estarmos aqui, em sala de aula. Com o conhecimento e com a capacitação, poderemos ter muitos outros bons peritos atuando, subsidiando investigações e prevenindo futuras ocorrências", disse o secretário. 

O comandante-geral do CBMES ressaltou a importância do curso. “Nessa primeira turma, demos prioridade para os profissionais que atuam no interior do Estado para tapar toda e qualquer lacuna que possa haver para que possamos, todos, atender a essa missão que está prevista na Constituição”, complementou. 

Essa é a primeira turma da especialização, composta cerca de 30 profissionais. A intenção é que uma segunda turma seja aberta em 2018, com quantitativo parecido de participantes, ampliando o número de especialistas no tema. As aulas serão divididas quatro níveis, sendo: expositivas, em laboratório, práticas e visitas técnicas. 

Além de bombeiros militares do Espírito Santo, o grupo de participantes conta, também, com membros das corporações de Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro.

 

Importância do tema

O curso traz informações sobre a perícia de incêndios e explosões em locais de sinistros, atividade que tem como principais intuitos subsidiar as decisões do Poder Judiciário em processos que envolvem esses fatos, assim como retroalimentar o ciclo operacional dos bombeiros quando a fase investigativa é consolidada.

Por intermédio de relatórios nos quais são pesquisadas as causas e origens dos incêndios e estudados o comportamento do fogo, os danos causados e os bens salvos, são produzidos protocolos com a intenção de tornar mais eficaz a proteção contra incêndios e contra pânico, entre outros.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

 

Relações Públicas 

Tenente Coronel Wagner

Sargento Soares

Cabo Neander

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard